Quer Aparecer Na Primeira Página do Google? Foque-se em 25 Keywords

Aparecer na primeira página do Google, é hoje em dia uma necessidade.

Queres aprender a gerar tráfego para o site presencialmente?
Workshop prático com o objetivo de aumentar as visitas no site, divulgar a empresa no google e conquistar novas oportunidades de negócio na Internet. Sabe mais grátis!
Workshops de Marketing Digital sobre SEO, Adwords, Marketing de Conteúdo, Social Media, Video Marketing, Growth Hacking!

Portanto, não é de estranhar que todo o investimento em marketing digital contemple estratégias digitais para gerar tráfego para o site a partir dos resultados de pesquisa do Google.

A verdade é que com o Google a ganhar cada vez mais poder na Internet, estar no topo dos resultados de pesquisa passou a ser o principal objetivo de quem tem um site para divulgar serviços, uma loja virtual para vender roupa online ou apenas, um blog para ganhar dinheiro online.

Mas como tudo tem um senão, apesar do objetivo de aparecer na primeira página do Google ser bastante claro, o mesmo não se pode dizer dos caminhos a seguir.

Por isso, e com o objetivo de ajudar a colocar o site no topo do ranking do Google, este artigo pretende aumentar as probabilidades de aparecer na primeira página do Google se focarmos o nosso Marketing de Conteúdo em torno de 25 keywords primárias.

No fundo, ao ter sempre presente estas 25 keywords na sua estratégia de marketing digital, mais perto vai ficar de conseguir uma melhor otimização SEO do site, melhor ROI ao investir em Adwords e consequentemente, gerar mais tráfego qualificado para o site.

Mas como sabemos quais são as melhores keywords para a nossa empresa?

Como escolher as 25 melhores keywords para o SEO do site?

Bem, como em tudo o que diz respeito ao marketing na Internet, não faça nada sem antes criar o funil de marketing digital.

Ter um funil de vendas é a melhor forma de começar a aparecer na primeira página do Google.

E porquê?

Porque é a base de qualquer divulgação na Internet, e no fundo o farol que nos vai permitir manter o foco durante a execução da estratégia de marketing digital.

Quer estejamos a falar de um novo restaurante ou um hotel que desejam criar campanhas de Adwords no Google, uma loja virtual de roupa feminina que pretende ir ao encontro dos seus potenciais clientes nos resultados de pesquisa do Google, ou um blogger que quer ganhar dinheiro através do Marketing de Afiliação, não há volta a dar:

É imperativo criar um funil de marketing digital!

Acredite. Ao ter o funil de marketing do seu site sempre à mão, mais fáceis e certeiras vão ser as suas ações digitais para atrair clientes e aumentar a visibilidade na Internet da marca.

Saltando para a prática, este é um possível funil de marketing digital para o caso do meu blog de marketing digital.

Pegue neste exemplo de funil de marketing digital, e adapte para o seu site ou blog.

Quanto mais detalhado for, melhor.

Afinal de contas, estes termos e conceitos vão ser a base do brainstorm de ideias para artigos de blog e consequentemente, do marketing de conteúdos do site.

Otimizar SEO do site para aparecer na primeira página do Google

Neste momento já temos um funil de marketing digital, mas de que forma é que isto nos pode ajudar a aparecer na primeira página do Google?

Bem, para aparecer no topo dos resultados de pesquisa, vamos ter que investir em simultâneo na produção de conteúdos digitais e na otimização SEO do site.

E é aqui que entra o funil de marketing.

A partir deste mapa da jornada do consumidor, vamos pegar em cada uma das ideias compiladas e pesquisá-las na ferramenta de marketing digital Keyword Planner.

(Caso não saiba, o Keyword Planner é uma ferramenta de marketing digital gratuita que nos pode ajudar a encontrar quais são os termos mais pesquisados no Google, de acordo com a pesquisa realizada.)

A partir dos resultados devolvidos, vamos criar uma lista de keywords que melhor representam o termo pesquisado.

Utilizando como exemplo a coluna “Brand Soluções”, um excerto do resultado final vai ser este:

Estas keywords devem ser usadas na produção de conteúdos digitais, uma vez que são os termos pesquisados pelos internautas no Google.

Contudo, umas palavras-chave têm mais peso que outras, e por isso o foco deve ser sobretudo naquelas keywords que têm uma ação associada ou representam as dúvidas e problemas dos internautas.

Evite a tendência inicial de escolher as keywords que têm um maior volume mensal de pesquisas, uma vez que estas representam palavras-chave genéricas.

Nota: Não se esqueça de replicar este processo para cada um dos termos e conceitos do funil de marketing digital.

 

Como escolher as 25 keywords para aparecer na primeira página do Google

A seleção das 25 keywords devem ser um misto equilibrado entre as palavras-chave da long tailuma vez que são essenciais para ir ao encontro das necessidades dos seus potenciais clientes e como tal excelentes para conquistar novas oportunidades de negócio na Internet – e palavras-chave que dizem respeito aos produtos e serviços da empresa.

Por exemplo, no meu caso, para além de keywords que dizem respeito aos diferentes canais de marketing digital, tais como o SEO, Adwords, Social Media, Growth Hacking ou o Google Analytics, existem keywords que representam as necessidades, dúvidas, questões e problemas do meu público alvo.

Assim, o meu Marketing de Conteúdos vai focar por exemplo nas seguintes keywords:

São estas 25 keywords em que quero aparecer na primeira página do Google.

Nota: a escolha da lista de keywords é um processo com início mas sem fim, uma vez que podemos ir substituindo umas palavras-chave por outras ao longo do tempo.

Monitorizar o nosso ranking no Google para as 25 keywords escolhidas

Existem várias ferramentas de marketing digital que nos permitem acompanhar a evolução do ranking do site nos resultados de pesquisa do Google.

Uma delas é gratuita e chama-se WhatsMySerp.

Para tal, basta criar uma conta de utilizar.

O próximo passo é definir o nosso site como objeto de avaliação.

Para isso, clicamos no cabeçalho “Manage Domains” e de seguida na opção “Add Row”.

No meu caso, adicionei o meu blog de marketing digital.

De seguida, clicamos no cabeçalho “SERP Check” e vamos adicionar uma linha por cada uma das 25 keywords que queremos aparecer na primeira página do Google.

Finalmente, clicamos em “Check all keywords” para saber qual a o ranking Google do site para as respectivas keywords.

Caso o site não apareça nas primeiras 30 páginas, ou seja entre os primeiros 300 resultados de pesquisa, o ranking Google vai aparecer como “?”.

No fundo, o que o WhatsmySerp faz é pesquisar automaticamente cada um dos termos e identificar a posição do site está indexado nos resultados de pesquisa.

Como o WhatsmySerp nos dá um resultado no momento, é aconselhável fazer esta monitorização mensalmente.

Conclusão

Hoje em dia, aparecer na primeira do Google é tudo para quem quer tirar partido da Internet para reforçar o reconhecimento da marca, aumentar a visibilidade na Internet e conquistar novas oportunidades de negócio online.

Mas se a definição das melhores keywords nos pode ajudar a aparecer na primeira página do Google e consequentemente, aumentar as visitas no site, não se esqueça que antes existe um passo a cumprir:

Criar o funil de marketing digital.

Mas se a criação do funil de marketing digital é fundamental para nos ajudar a definir quais são as 25 melhores keywords, também não é menos verdade que o acompanhamento da evolução do ranking Google do site é uma tarefa essencial no futuro.

E para isso, não há nada melhor do que usar ferramentas de marketing digital como o WhatsMySerp.

No fundo, deve focar a produção de conteúdos digitais e a otimização SEO do site nestas 25 keywords.

Se assim for, mais perto vai ficar de aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google.

Se quiser ajuda a criar o funil de marketing digital e escolher as 25 melhores keywords, não hesite!

Assinatura: Nelson Dias

Aprende a Otimizar o SEO do Site Para Atrair Clientes
Aplica técnicas e dicas comprovadas para o teu negócio crescer online!
Foco em atividades relacionadas com a restauração e hotelaria, venda de artigos e roupa online, ou blogs para ganhar dinheiro na Internet.

Facebook Comments