O Que São Keywords e Como as Escolher Para a Minha Empresa

 

Boa!

 

Se chegou até aqui é porque quer aprender a encontrar palavras chaves que lhe vão fazer ganhar uma maior visibilidade na internet.

 

No fundo, quer usar as keywords para potencializar o seu site ao máximo. Certo?

 

Portanto, independentemente do objetivo ser apostar no Marketing de Conteúdo para chegar ao público alvo, investir na otimização SEO do site ou criar campanhas PPC para anunciar no Google, não há volta a dar:

 

Vamos ter sempre que escolher as melhores keywords que nos permitam aparecer na primeira página do Google.

 

E porquê?

 

Porque afinal de contas, queremos ter mais acessos no site e conquistar novos clientes.

 

keywords-para-aparecer-na-primeira-pagina-do-google

 

Sem dúvida que as keywords são importantes para uma estratégia de marketing digital, mas afinal o que são palavras chave?

 

Bem, a resposta é simples…

 

O que são keywords?

 

O termo “keywords” não é mais do que o conjunto de todas as palavras e frases que podem conduzir alguém até ao nosso site ou blog.

 

E isto deve interessar-nos, enquanto empresa com um site online, porque as keywords representam as pesquisas feitas nos motores de busca pelos nossos potenciais clientes e seguidores.

 

keywords-sao-pesquisas-online-no-google

 

Para compreender melhor o que estamos a falar, vamos a um exemplo prático aplicado a uma loja online de roupa feminina.

 

Se estiver a pensar abrir um negócio online como, por exemplo, uma loja virtual para divulgar uma marca nova de roupa feminina focada no público jovem, deve investir algum tempo a encontrar palavras chave que podem gerar tráfego para o site.

 

Portanto, falar de ícones da moda como a “Kim Kardashian” em princípio seria uma ótima opção para tentar chegar a um universo vasto de utilizadores online.

 

usar-keyword-de-awareness-como-palavras-chave

 

No entanto, a keyword é tão genérica que a audiência pode não ser exclusivamente feminina. Logo, estaríamos a gerar tráfego pouco qualificado ao site.

 

Dessa forma, talvez fizesse mais sentido falar sobre o “guarda-roupa feminino” para uma viagem de curta duração.

 

ferramenta-seo-para-escolher-palavras-chave

 

Neste caso, iríamos estar a apostar na comunicação com o cliente feminino, urbano, que gosta de viajar e atualizar as redes sociais com fotos dos locais por onde passa, mas que ainda não pensa em comprar roupa.

 

Contudo, uma das consequências da moda ser sazonal é a necessidade de por exemplo “renovar o guarda-roupa” de verão, e aqui já começamos a focar-nos numa audiência que está disposta a gastar dinheiro na loja virtual.

 

escolher-keyword-para-gerar-trafego-qualificado

 

Para além disso, todos sabemos que o público feminino é exigente e gosta de ir para a praia com estilo. Certo?

 

Assim sendo, seria uma excelente ideia tentar um marketing direto com todas as mulheres urbanas e ativas que querem “comprar bikinis online”, uma vez que não têm tempo para ir às lojas físicas.

 

ganhar-dinheiro-na-net-com-as-melhores-keywords

 

Mas onde é que o cliente feminino pode comprar um bikini online?

 

Ao reforçar que é uma “loja online de roupa feminina” vai ser mais fácil para o seu público alvo encontrar o site da sua marca nova no Google.

 

criar-a-jornada-do-consumidor-com-palavras-chave

 

E assim, em menos de 2 minutos acabámos de criar o mapa da Jornada do Consumidor para um primeiro negócio semelhante à online shop Tricirculo.  

 

jornada-do-consumidor-duma-loja-online-de-roupa-feminina

 

A partir da Jornada do Consumidor, vamos ter a base necessária para escrever artigos para o blog que sejam úteis ao público feminino e que, eventualmente, vai aumentar as visitas no site:

 

Kim Kardashian”: “As calças dos anos 90 que Kim Kardashian e Rhianna estão a trazer de volta

 

exemplo-de-artigos-de-blog-para-keyword-awareness

 

Guarda-roupa feminino”: “6 peças básicas para qualquer guarda-roupa feminino

 

exemplo-de-artigos-para-blog-com-keywords-leads

 

Renovar guarda-roupa”: “Como renovar o guarda-roupa de Outono com menos de 200 euros

 

artigos-para-blog-com-keywords-lead

 

Comprar bikini online”: “Como escolher o bikini ideal

 

usar-keywords-lead-em-artigos-para-blog

 

Em relação à keyword “Loja online de roupa feminina”, esta deve ser a base de toda a otimização SEO do site, afinal de contas é o que o site da empresa representa.

 

Já agora, reparou numa característica típica da Jornada do Consumidor?

 

keywords-objetivas-geram-menos-pesquisas-no-google

 

Pois é…

 

O número de pesquisas associadas às keywords vai diminuir quanto mais orientada for a palavras chave.

 

E porquê?

 

Porque quanto mais as palavras chave incentivarem a qualquer tipo de acção no site, mais restrito e qualificado será o público alvo e mais próxima a sua marca nova vai ficar de atrair clientes.

 

Assim, e porque existem keywords que estão diretamente relacionadas com a nossa empresa e outras mais vagas, importa agrupar as palavras chave por tipos de keywords.

 

Mas quais são os principais tipos de palavras chave para o SEO do site?

 

Os 3 Tipos de Keywords para uma boa otimização SEO do site

 

Para aumentamos o tráfego para o site temos que criar uma lista de palavras chave, que inclua os três principais tipos de keywords:

 

Keywords de Awareness

 

Pense nas keywords de Awareness como todas as palavras chave que se enquadram nas pesquisas do Google que são demasiado genéricas para conseguir gerar tráfego qualificado para o seu site.

 

São frases ou palavras que eventualmente podem ajudar na divulgação de serviços ou na venda de produtos pela internet.

 

No caso da loja virtual de roupa feminina, a palavra chave “Kim Kardashian” pode ser considerada uma keyword de Awareness já que independentemente de ser uma celebridade que dita tendências, não significa que o utilizador queira saber de roupa feminina.

 

Por exemplo, pode querer saber apenas quanto é que a Kim Kardashian ganha por foto publicada no Instagram.

 

Keywords de Lead

 

Já o território das keywords de Lead pode encolher ou esticar de acordo com o negócio da empresa do cliente.

 

No entanto existe um ponto em comum entre elas:

 

Todas as keywords de lead enquadram-se nas pesquisas do Google que remetem para a área de atuação da empresa e que esta pode influenciar diretamente.

 

Olhando para o exemplo anterior, as palavras chave “Guarda-roupa feminino”, “Renovar guarda-roupa” e “Comprar bikini online” são todas keywords de Lead.

 

Porquê?

 

Porque estão todas diretamente relacionadas com o negócio online da marca nova de roupa feminina.

 

Contudo, enquanto a palavra chave “Guarda-roupa feminino” é quase uma keyword de Awareness, as keywords “Renovar guarda-roupa” e “Comprar bikini online” estão mais perto das keywords de Brand sobretudo porque incentivam o visitante online a tomar uma acção na loja virtual – influenciam diretamente a taxa de conversão de vendas do site.

 

Keywords de Brand

 

As keywords de Brand são as mais fáceis de identificar já que o conteúdo é imutável.

 

Como o próprio nome indica, as palavras chave de Brand dizem respeito a tudo o que é propriedade da empresa: nome da marca, serviços, produtos e tipo de site, por exemplo.

 

Daí a palavra “loja online de roupa feminina” ser considerado uma keyword de Brand.

 

Se tivessemos a falar concretamente da loja de roupa online “Tricirculo”, o nome da marca também seria considerado como uma keyword de Brand.

 

tipos-de-keyword-seo

 

Agora que sabe efetivamente o que são keywords e como as distribuir numa lista de palavras chave, vamos à pergunta que nos pode fazer ganhar dinheiro na internet.

 

Como escolher as melhores keywords?

 

Uma vez identificadas os possíveis temas que podem resultar em mais visitantes online no site, o próximo passo é encontrar palavras chave que podem trazer mais lucro para a empresa.

 

Mas como fazer a pesquisa de keywords?

 

Para refinar a lista de palavras chave, existem várias ferramentas de palavras chave que nos podem ajudar a escolher as melhores keywords a usar no nosso conteúdo evergreen.

 

A mais popular das ferramenta de palavras chaves é talvez o Keyword Planner.

 

Ao introduzir os temas que acreditamos gerar mais acessos ao site, o Keyword Planner dá-nos vários tipos de informação:

 

  • A principal das informações devolvidas pelo Keyword Planner é o volume médio de pesquisas no Google que uma determinada keyword tem por mês.
  • Outra das vantagens do Keyword Planner é conseguir filtrar os resultados pela localização onde a empresa está situada.

 

Por exemplo, se eu for o responsável por uma loja online de roupa feminina e quiser escrever artigos para o blog relacionados com a keyword primária “Renovar guarda-roupa”, posso utilizar o Keyword Planner para encontrar palavras chave que vão impactar o universo de clientes feminino que estão a considerar investir no seu vestuário.

 

Assim, se a online shop “Tricirculo” quiser focar o seu marketing de conteúdo no público feminino português é boa ideia começar a pesquisa de keywords por filtrar a localização por “Portugal” e a língua para “Português”.

 

utilizar-keyword-planner-para-encontrar-palavras-chave

 

Para identificar mais facilmente as palavras chave que estão relacionadas com a keyword primária, o ideal é fazer o download do ficheiro excel.

 

Como o tema é “renovar guarda-roupa”, vamos filtrar a coluna de “Keyword” por guarda-roupa e começar a escolher as melhores keywords com base no volume médio de pesquisas por mês até ter uma lista de palavras chave final.

 

lista-de-keywords-para-escrever-artigos-para-blog

 

E assim temos uma lista de palavras chave que devem ser utilizadas em todos os artigos para o blog que estejam diretamente relacionadas com a keyword primária “Renovar guarda-roupa”.

 

Conclusão

 

Eu sei que o exemplo apresentado tem como base uma loja virtual de roupa feminina.

 

No entanto, o processo de criação da lista de palavras chave é exatamente o mesmo quer esteja a pensar abrir um restaurante ou um hotel ligado ao turismo rural.

 

A partir do momento que tem um site online, deve fazer uso das keywords quer seja para otimizar o SEO do site, criar campanhas PPC ou auxiliar no marketing de conteúdo.

 

Mas não se preocupe, afinal de contas já sabe o que são keywords e que todo o processo é bastante simples.

 

Portanto, lembre-se:

 

Saber encontrar as palavras chave certas para o seu negócio pode ser a peça que falta para ter mais visitas no site e começar a ganhar dinheiro online.

 

Que tipo de empresa é que tem?

 

Qual foi a maior dificuldade que encontrou para criar o mapa da Jornada do Consumidor?

 

De 1 a 10, quão complicado foi encontrar as palavras chave certas?

 

Ass: Nelson Dias

Facebook Comments

Artigos Relacionados