Investir Em Adwords: As 7 Razões Para Um Restaurante Ou Bar

 

Se está a pensar abrir um restaurante ou já tem um estabelecimento e quer ideias para atrair clientes, saiba desde já que anunciar no Google é um dos investimentos em marketing digital mais seguros que pode fazer.

 

Não acredita?

 

Para perceber o impacto que investir em Adwords pode ter na estratégia de crescimento do seu negócio, imaginemos então que tem um restaurante situado na zona da grande Lisboa.

 

Limitando os dados a Portugal, faz ideia de quantas pesquisas são feitas por mês no Google e que estão diretamente relacionadas com o seu restaurante?

 

estrategia-de-marketing-para-restaurantes

 

É isso mesmo, mais de 100 mil pesquisas.

 

Não sei qual é a sua opinião, mas a mim parece-me um excelente motivo para começar a investir em anúncios no Google e aproveitar a Internet para conseguir clientes.

 

Tudo bem que estarmos a usar uma keyword genérica, mas o que acontece se estivermos a falar de um restaurante em Lisboa especializado em pratos de peixe?

 

Nesse caso, ao não investir em Adwords, estaremos a desprezar diretamente um universo de 220 pesquisas mensais que podem gerar tráfego qualificado para o site e consequentemente, ajudar a aumentar a probabilidade de ter um restaurante cheio todos os dias.

 

investir-em-adwords-ajuda-a-atrair-clientes-para-restaurante

 

Como o marketing para bares e restaurantes tem algumas semelhanças, então como é que o Adwords e o Keyword Planner pode ajudar alguém que está interessado em investir num primeiro negócio e quer saber tudo o que precisa para abrir um bar em Lisboa?

 

Por exemplo, como podemos saber quais são as bebidas que podem atrair clientes e como é que pode ser feita a divulgação na Internet do bar?

 

anunciar-no-google-marketing-para-bares-e-restaurantes

 

A partir do Keyword Planner, não só é possível escolher as melhores keywords para uma empresa, mas também receber insights importantes para a definição do plano de negócios de um restaurante ou bar.

 

Por exemplo, neste caso conseguimos identificar que o Gin é uma das bebidas favoritas dos portugueses e que uma estratégia de marketing digital baseada em links patrocinados pode ser a solução para impactar, pelo menos, 750 pesquisas mensais no Google.

 

“Ao investir em Adwords podemos aumentar as visitas no site e trabalhar a captação de clientes para restaurantes e bares”

 

Portanto, quer o seu objetivo seja saber como divulgar um restaurante na Internet, aumentar as reservas do restaurante ou aprender como atrair clientes novos para o bar, então este artigo é para si.

 

De certa forma, existem 7 vantagens do Google Adwords que podem ajudar a justificar o investimento em marketing digital por parte de um restaurante ou bar:

 

7 motivos para anunciar no Google através das campanhas Adwords

 

#1 As pesquisas no Google por restaurantes são cada vez mais populares

 

Pelo que vimos atrás, já sabemos que existem termos de pesquisa que podem ser relacionados com o nosso negócio.

 

“Quer os utilizadores estejam à procura de um restaurante pequeno para ir almoçar, um restaurante para ter um jantar romântico, ou um restaurante self service que aceite reservas de grupo, existem pesquisas no Google que podem conduzir estes internautas até si.”

 

Portanto, enquanto dono e responsável de marketing de um restaurante, do que está à espera para investir em Adwords e ir ao encontro destas pesquisas e conquistar novos clientes para o seu negócio?

 

Para além do mais, o setor da restauração é o mais pesquisado pelos consumidores no smartphone.

 

De acordo com o estudo da Constant Contact, 81% dos consumidores com um smartphone já utilizaram o telemóvel para pesquisar por um restaurante. e 3 em 4 destes consumidores decidiram onde ir jantar com base nessas pesquisas.

 

divulgacao-de-restaurante-ao-investir-em-adwords

 

Se considerarmos também que Portugal está cada vez mais na moda e que o setor da restauração português é cada vez mais popular nas pesquisas do Google, tem aqui a confirmação que as oportunidades de negócio na Internet vieram para ficar e são imensas no que diz respeito aos restaurantes e bares.

 

ideias-para-restaurante-investir-em-adwords

 

Assim, deixo aqui a seguinte questão:

 

Vai deixar os seus concorrentes diretos e indiretos aproveitar este potencial de novos clientes ou vai começar já a investir em Adwords?

 

#2 Os anúncios do Google são pagos por click

 

Portanto, neste momento já começa a perceber que as campanhas Adwords são um dos investimentos em marketing digital mais aliciantes que pode fazer.

 

Contudo, deve estar a perguntar-se:

 

Quanto custa investir em adwords ou anunciar no Google?

 

Nao se preocupe com esta questão.

 

E porquê?

 

Basicamente, porque as campanhas Adwords são campanhas PPC (Pay per click), o que significa que ao anunciar no Google vai ter um controlo total sobre todos os custos do seu investimento em marketing digital.

 

Por outras palavras, ao investir em Adwords só vai pagar de cada vez que um link patrocinado for clicado.

 

Portanto, tendo em conta que 50% do tráfego do site de um restaurante vem dos motores de busca e que o ROI de uma campanha PPC pode chegar aos 300%, volto a perguntar:

 

Do que está à espera para fazer anúncios no Google?

 

como-atrair-clientes-para-restaurante-ao-investir-em-adwords

 

#3 Investir em Adwords ajuda a reforçar o reconhecimento da marca

 

O mais positivo dos efeitos colaterais de anunciar no Google é o reforço do valor da marca.

 

A partir do momento que o seu anúncio aparece na rede de Search ou Display do Google, este fica imediatamente habilitado para ser clicado e gerar tráfego para o site.

 

Mas o que acontece quando os google ads não são clicados?

 

Duas coisas:

 

A primeira é que não vai gastar dinheiro com o link patrocinado, e a segunda é que vai estar a trabalhar indiretamente no reconhecimento da marca online.

 

Só pelo simples fato de anunciar no Google, os google ads vão-lhe dar uma vantagem competitiva face à concorrência direta e indireta uma vez que vai ganhar exposição na Internet ao estar no topo da primeira página do Google.

 

Como mais de 60% dos clicks são nos três primeiros resultados da primeira página do Google, isto significa que estes links são aqueles que despertam uma maior atenção por parte dos visitantes online.

 

investir-em-adwords-para-trabalhar-brand-awareness

 

Portanto, ao investir em Adwords vai conseguir trabalhar, de forma inconscientemente, a notoriedade da marca junto dos internautas que estão à procura de informações sobre restaurantes e bares.   

 

No entanto, o ideal é investir no brand awareness junto dos potenciais clientes do restaurante e o Adwords permite-lhe isso, como vai ver a seguir.

 

#4 Crie campanhas Adwords para o seu público alvo

 

Uma das grandes razões porque os anúncios no Google têm um elevado ROI deve-se ao fato do Google Adwords permitir criar segmentações bastante afinadas.

 

Afinal de contas, as conversões só acontecem quando a divulgação do restaurante é feita para os internautas que podem estar interessados em entrar pela porta do seu restaurante e provar um dos seus melhores petiscos.

 

Como um dos segredos do sucesso das campanhas Adwords é a segmentação por público alvo, deve tentar responder a algumas questões fundamentais sobre os seus clientes antes de se preocupar em saber como investir no Google Adwords:

 

  • Os seus clientes são maioritariamente masculinos ou femininos?
  • Qual é faixa etária do cliente típico?
  • Qual é o idioma dos clientes que mais gastam dinheiro no restaurante ou bar?
  • De onde é que eles vêm?
  • Para além da gastronomia, quais são os outros tipos de interesse que os clientes têm?
  • Quais os principais motivos que os trazem ao bar ou restaurante?
  • O que pesquisaram na Internet para encontrar o restaurante ou bar?

 

 

Assim, caso esteja a pensar abrir um restaurante é normal ainda não ter clientes portanto comece com suposições e palpites sobre o seu público alvo.

 

No entanto, caso já tenha um bar ou restaurante com site online utilize os dados do Google Analytics para ajudar na criação do seu cliente ideal.

 

No fundo, para o Google Adwords valer a pena o investimento e conseguirmos aumentar o ROI da campanha é fundamental criar uma representação fictícia do cliente ideal.

 

#5 Anunciar no Google para localizações geográficas

 

Quando tiver definida a persona do cliente ideal, outra das grandes vantagens do Adwords é apresentar os anúncios no Google apenas aos internautas que têm um perfil semelhante ao da persona, e que se encontram numa determinada área geográfica.

 

investir-em-adwords-com-segmentacao-por-localizacao

 

Não foi uma nem duas campanhas de Adwords que tiraram partido da segmentação por localização para gerar mais tráfego para o site e consequentemente, a atrair clientes para restaurantes.

 

Se gere um restaurante ou está a pensar no que precisa para abrir um bar, e quer anunciar no Google, então comece por pensar como se fosse um dos seus clientes.

 

Por exemplo, enquanto consumidor, quando vai ao Google pesquisar sobre um restaurante para um jantar romântico ou num bar para ir beber um copo à noite, o que costuma escrever?

 

“Independentemente da pesquisa que fizer, existe uma constante na sua query: a localização!”

 

A localização de um possível restaurante para ir almoçar ou jantar é normalmente um dos termos que se costuma incluir na pesquisa do Google.

 

Quer estejamos à procura de novos restaurantes onde ir na nossa próxima viagem ao estrangeiro ou bares na cidade onde moramos, a localização irá sempre aparecer na barra de pesquisa.

 

Portanto, ao investir em Adwords devemos ter em consideração a utilização de keywords que incluam o nome da cidade, região, ou zona da cidade onde o restaurante ou bar está localizado.

 

Quanto mais restrita for a localização das keywords dos links patrocinados, não só mais barato vai ser o CPC (Custo por Click) da campanha AdWords como também mais qualificado vai ser o tráfego para o site.

 

6# Criar campanhas Adwords para os dispositivos móveis

 

Só em 2016 as pesquisas mobile no Google relacionadas com comida e restauração atingiram os 72%, o que mostra que os dispositivos móveis estão a ganhar cada vez mais relevância nas pesquisas dos internautas.

 

Portanto, do que está à espera para investir em Adwords e ter a hipótese de fazer anúncios no Google personalizados para qualquer tipo de smartphone ou tablet?

 

 

Uma das grandes vantagens do Google Adwords nas campanhas mobile são o acesso a várias extensões de anúncio exclusivas que permitem ajudar a cumprir os objetivos online da estratégia de marketing digital.

 

Por exemplo, se o objetivo online for ajudar os utilizadores do Google a encontrar o seu bar então podemos usar extensões de localização com direções para o estabelecimento.

 

usar-extensoes-de-anuncio-ao-anunciar-no-google

 

Mas se o objetivo do seu restaurante for aumentar as reservas online, então pode adicionar uma extensão de chamada para permitir aos utilizadores reservar uma mesa antes de chegar ao restaurante.

 

usar-google-ads-com-extensoes-de-anuncio-do-adwords

 

Independentemente do objetivo da campanha Adwords, para atingir o melhor retorno do investimento em marketing digital, o ideal é cruzar a segmentação mobile com a segmentação por localização e assim vai ficar mais perto de  alcançar um ROI de 800% tal como o Roy’s Restaurant.

 

“Roy’s experienced an 800% ROI on their mobile-only campaigns and hyperlocal advertising. Roy’s also achieved click-through rates 539% higher on mobile than their previous desktop campaigns. With these returns, Roy’s has landed on a recipe for success. Reflecting on these results, Scott Dunagan comments, “Google Mobile Ads have allowed us to reach our target consumers and enable them to transact with us in much more effective ways than any other medium. It’s all about giving the end user all the information they need within the ad. With Google mobile-only campaigns we are seeing tremendous results.”

 

#7 Investir em Adwords dá-nos resultados imediatos

 

Finalmente, e ao contrário do content marketing que demora, na melhor das hipóteses, 6 meses até começar a gerar tráfego para o site de forma consistente, ao investir em Adwords o retorno da estratégia de marketing digital vai ser visível mal a campanha Adwords tenha início.

 

diferenca-entre-investir-em-seo-e-investir-em-adwords

 

Para ajudar a compreender melhor os conceitos e o alcance dos dois canais digitais, pense no clássico da Disney “A Lebre e a Tartaruga” em que o Adwords é a lebre e o SEO a tartaruga.

 

Apesar do SEO permitir trazer melhores resultados a longo prazo, o arranque fulgurante do Adwords vai ajudar a estratégia de marketing digital do restaurante a ter um retorno imediato.

 

“Enquanto dono de um restaurante ou de um bar, está disposto a esperar meio ano para começar a ter o restaurante cheio ou quer atrair clientes para o restaurante já amanhã?”

 

Se quer atrair clientes para o restaurante o mais rápido possível, então a divulgação do restaurante tem que ser alavancada com google ads.

 

Garanto-lhe, independentemente da indústria, o retorno das campanhas Adwords é imediato.

 

Por exemplo, se olharmos para o site da empresa de Marketing Digital Resultados Digitais, uma das vantagens de investir em Adwords foi a obtenção de resultados imediatos.

 

comparacao-trafego-para-o-site-via-SEO-e-Adwords

 

Apesar do SEO e o marketing de conteúdos serem imprescindíveis a qualquer estratégia de marketing digital, por norma os resultados demoram demasiado tempo a aparecer.

 

Portanto, se quer começar a aproveitar a popularidade do setor da restauração nas pesquisas do Google, reforçar a popularidade na Internet do seu bar e ter um retorno imediato do investimento em Marketing Digital, então pense em anunciar no Google.

 

Não se esqueça, as pesquisas por restaurantes ou bares acontecem ao longo de todo o ano, por isso para as campanhas Adwords serem ainda mais eficazes e trazerem mais lucro para si o ideal é anunciar no Google Adwords com uma abordagem “always on”.

 

 

 

Conclusão

 

Agora que sabe 7 motivos para anunciar no Google através das campanhas Adwords, o próximo passo é ir ao encontro das cerca de 100 mil pesquisas no Google, que todos os meses estão diretamente relacionadas com o seu restaurante.

 

Faça uso da segmentação por localização, e apresente os seus links patrocinados aos internautas que estão nas proximidades restaurante.

 

Não se esqueça, investir em Adwords é divulgar anúncios no Google apenas aos utilizadores que correspondem ao perfil da persona do cliente ideal.

 

Para além disso, ao investir em Adwords vai conseguir fazer uma segmentação mobile e impactar todo o universo de potenciais clientes que usam os dispositivos móveis para pesquisar por restaurantes.

 

Como o marketing para bares e restaurantes é quase igual, os mesmos princípios e resultados também se aplicam no marketing para bares.

 

Portanto, volto a perguntar:

 

Do que está à espera para conquistar clientes para o bar ou ter o restaurante cheio?

 

Vai começar já a investir em Adwords ou deixar os seus concorrentes diretos e indiretos aproveitarem as vantagens do Adwords?

 

Assinado: Nelson Dias

Facebook Comments

Artigos Relacionados