Google Search Console – como indexar site no google

Quer seja uma pequena ou grande empresa, certamente já ouviu falar do termo “SEO” (Search Engine Optimization) e de como este pode ser útil para ganhar dinheiro na internet.

No entanto, sabia que existe no mercado uma ferramenta grátis do Google que pode ajudar a ganhar uma maior visibilidade na Internet face aos concorrentes diretos e indiretos?

Esta ferramenta chama-se Google Search Console, e é o complemento ideal ao Google Analytics.

Independentemente de ter um site WordPress, a instalação do Search Console é extremamente simples e as suas potencialidades imensas, sobretudo se quer ter dados que ajudem a melhorar os resultados da campanha de google adwords ou o seu site a aparecer na primeira página do google.

Para além disso, o Google Search Console permite ser integrado gratuitamente com o Google Analytics.

Assim, com o objetivo de ajudar a sua empresa a ter um tráfego orgânico e pago mais qualificado e, consequentemente aumentar a probabilidade de divulgar no google o seu negócio e conquistar clientes, este artigo de blog vai abordar três temas essenciais:

  • O que é o Google Search Console
  • Vantagens do Google Search Console
  • Como indexar site no Google com o Search Console em menos de 5 minutos

 

Google Search Console, o que é?

 

Se gere uma empresa e tem um site online para dar visibilidade na internet ao seu negócio, existe um ferramenta que deve conhecer obrigatoriamente: Google Search Console.

Outrora conhecida por Google Webmaster Tools (GWT), o Search Console é um conjunto gratuito de ferramentas para webmasters, web developers, web designers e profissionais de marketing digital, em particular especialistas de SEO, que permitem acompanhar e otimizar a indexação de sites pelo Google.

comparacao-entre-indexacao-do-google-e-uma-estante-de-arquivos

Mas o que significa a indexação do site pelo Google?

 

A indexação é a técnica utilizada pelo Google para identificar e organizar as páginas na internet por temas e conteúdos.

Por outras palavras, o Google é o principal responsável por organizar o arquivo de páginas e sites na internet.

numero-de-paginas-indexadas-pelo-google

É a partir da indexação do Google que as páginas dos sites são apresentadas por ordem de relevância, de acordo com a pesquisa realizada.

No exemplo acima, existem mais de 29 Milhões de páginas indexadas com conteúdo relacionado com a pesquisa “google search console”.

A indexação do Google também permite que uma dada página apareça primeiro que outras nos resultados de pesquisa do Google, consoante o fator relevância.

Por exemplo, se o utilizador escrever “Nelson Dias web marketing” na barra de pesquisa do Google, verificamos que o motor de busca indexa mais de 600 mil páginas com conteúdo relacionado com a pesquisa.

indexar-site-para-aparecer-nos-resultados-de-pesquisa-do-Google

Como os resultados de pesquisa são listados por ordem de relevância, não é de estranhar que a minha Homepage apareça no topo da primeira página do Google para esta pesquisa em concreto.

Portanto, o Google Webmaster pode ser o nosso melhor amigo caso o objetivo seja:

  1. Aumentar o tráfego orgânico para o site
  2. Ganhar visibilidade na internet
  3. Reforçar o valor da marca e a competitividade no mercado de trabalho
  4. Aumentar as vendas pela internet e ganhar dinheiro online
  5. Como aparecer na primeira página do google

 

Quais as vantagens do Google Search Console

 

Independentemente da estratégia de marketing digital da sua empresa, a partir do momento que tem um site online existem algumas perguntas que vão, invariavelmente, passar pela sua cabeça:

Como aparecer na pesquisa do Google?

Como indexar site no Google?

Como aparecer na primeira página do Google?

Como aumentar o tráfego do meu site?

No entanto, não desespere porque a resposta para todas estas questões tem um nome:

google-search-console

Ao aprender a tirar partido de todas do webmaster tools vai ficar mais perto de trabalhar a otimização de sites para os resultados de pesquisas do Google.

Eis 5 exemplos que vão ajudar a perceber as vantagens das ferramentas webmaster para divulgar no Google o site da empresa.

Pesquisas que levam ao site

 

Para conseguir divulgar na internet o seu negócio, é essencial que o utilizador faça uma pesquisa que possa levar o site da sua empresa a aparecer no Google.

Portanto, a vantagem mais óbvia do Google Search Console é a identificação das pesquisas que levam o site a aparecer no Google.

No meu caso, pesquisas como “nelson dias” e “especialista em webmarketing” levaram o meu site a aparecer no Google.

pesquisas-que-fazem-o-site-aparecer-no-google

Através da funcionalidade “Tráfego de Pesquisa”, as pesquisas feitas pelos utilizadores são acompanhadas de valiosas métricas, tais como o número de cliques e impressões, a taxa de conversão (CTR), e a posição em que o site apareceu nos resultados de pesquisa do Google.

Por exemplo, o meu site foi visto pelos utilizadores quatro vezes quando estes pesquisaram por “especialista em webmarketing”.

Ao saber as pesquisas que podem levar ao seu site, vai conseguir ter dados valiosos para melhorar os resultados da campanha de Adwords ou trabalhar a otimização SEO do site da empresa.

Otimizar pesquisas através da Geolocalização

 

Outra das vantagens do Google Search Console é a otimização de sites para as pesquisas do Google nos países onde temos um negócio ativo.

Analisando o caso da Marmita, uma empresa que leva refeições preparadas ao local de trabalho.

geolocalizacao-no-google

Como neste momento a empresa só consegue entregar refeições na região da grande Lisboa, faz sentido a Marmita pensar na otimização SEO do site para as pesquisas do Google feitas a partir de Portugal.

Porquê?

Porque é nesta região da Europa que se encontra o público-alvo da empresa, bem como os utilizadores que vão ajudar a ganhar visualizações no site e consequentemente, crescer o valor da marca face aos concorrentes diretos e indiretos.

otimizacao-do-site-para-pesquisas-em-determinada-regiao

Assim, quando um utilizador em Lisboa pesquisar no Google por refeições completas e saudáveis, a probabilidade deste encontrar o site da Marmita e tornar-se um novo cliente vai aumentar substancialmente.

Como pode ver, este recurso do Google Search Console é extremamente valioso para a otimização de sites e impactar os potenciais clientes que vivem no país onde a sua empresa está instalada.

Otimização de sites para pesquisas móveis

 

Uma vez que as pesquisas a partir de telemóveis já representam mais de 50%, outra das vantagens do Search Console é ajudar o seu site a aparecer no Google para as pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis, através da identificação de erros de usabilidade do site.

dicas-otimizacao-do-site-para-telemoveis-google-search-console

Mas em que consistem estes erros de usabilidade do site para dispositivos móveis?

tornar-o-site-mais-mobile-friendly

Um dos casos mais frequentes está ligado com os botões e links de navegação do site.

Analisando o site da Rede Expressos, empresa que assegura o transporte de passageiros entre as principais cidades de Portugal, são evidentes os problemas que vão influenciar algumas métricas do Google Analytics tais como o tempo de permanência no site, o número de páginas visitadas do site ou a taxa de rejeição do site (bounce rate).

Considerando o estudo conduzido pela Google que afirma que: “ 3 em 4 pessoas que visitam um site mobile-friendly, voltam no futuro”, então a utilização do Google Search Console ganha uma relevância ainda maior na identificação de erros que possam existir no site e estão a impedir a sua empresa de atrair clientes e aumentar as vendas.

Pedir ao Google para indexar url

 

Para além disso, o Search Console também permite indexar o site no Google rapidamente, em vez de esperar que os Google crawlers voltem ao seu site.

pedir-ao-google-para-indexar-atraves-do-search-console

Quanto tempo demora para o Google indexar um site?

 

Esta funcionalidade do Google Search Console é extremamente útil considerando que, em média, um site demora cerca de 4 dias a 4 semanas a ser indexado organicamente pelo Google.

moz-empresas-que-vivem-do-content-marketing-e-do-blog

Por outras palavras, imagine que é o responsável pelo blog da empresa Moz, e sabe que a vantagem competitiva do plano de marketing do seu negócio chama-se content marketing.

Considerando que a publicação dum blog post aumenta substancialmente o número de visitantes online do site, o seu desejo é que este fique imediatamente visível nos resultados de pesquisa do Google mal seja publicado. Certo?

Então, deve aproveitar a funcionalidade “Rastreamento” (Crawl) do Google Search Console.

Como para uma empresa “tempo é dinheiro”, quanto mais atualizado for o conteúdo apresentado no Google, maior vai ser a probabilidade de ter mais visitas no site e, consequentemente conquistar clientes e vender na internet.

Criar sitemap para o site

 

Finalmente, e com o objetivo de facilitar o processo de rastreamento (crawl) do Google, ao verificar o site no Search Console também ganha a hipótese de criar um sitemap para o site.

criar-sitemap-atraves-do-google-search-console

Mas, o que é um sitemap?

 

Basicamente, é um ficheiro xml com a estrutura do site e que vai facilitar o processo de indexação do site no Google.

A utilização dum sitemap é essencial para a otimização de sites SEO e ganhar visualizações no site da empresa.

google-search-console-ajuda-a-trazer-mais-visitantes

Caso não acredite no potencial do SEO para a sua empresa, olhe para o caso da ETIC e comprove que mais de 50% dos visitantes online chega a partir do resultado de pesquisa do Google.

Não há volta a dar, hoje em dia a otimização de sites no Google é indispensável a qualquer negócio e a criação dum sitemap online pode ser a peça que falta para ter mais acessos no site e, consequentemente aumentar a probabilidade de conquistar novos clientes para o seu negócio.

Como vê, estas são apenas cinco vantagens do Google Search Console que pode, e deve, aprender a tirar partido para aparecer no Google e fortalecer o reconhecimento da marca na Internet.

Quanto mais visitas no site, maior a probabilidade de alavancar o seu negócio e trazer sucesso para a sua empresa.

Como indexar site no Google com o Search Console em menos de 5 minutos

 

Para divulgar no Google a sua empresa e consequentemente, ganhar o máximo de visibilidade na Internet, deve aprender a tirar o máximo de partido do Webmaster tools.

Seguindo os passos abaixo, em menos de 5 minutos vai utilizar o seu site para adicionar e verificar uma nova propriedade no Google Search Console.

Adicionar uma propriedade ao Google Search Console

 

Se queremos aumentar as hipóteses de aparecer na primeira página do Google, o primeiro passo é dizer ao Google qual o url do nosso site.

Após colocar na caixa de texto o url do site, basta adicionar uma nova propriedade ao Google Search Console.

adicionar-o-site-ao-google-search-console

Verificar site no Google Search Console

 

Como medida de segurança para prevenir que terceiros tenham acessos aos dados do seu site, o Google obriga a confirmar que somos o dono do site ou o webmaster responsável pela criação e manutenção do site da empresa.

escolher-metodos-alternativos-no-google-search-console

Tal como no Google Webmaster Tools (GWT), para verificar que somos os proprietários do site existem quatro métodos alternativos:

  • Adicionar tags html
  • Verificar o DNS do site
  • Usar o código Google Analytics
  • Usar o Google Tag Manager

 

Fica ao nosso critério escolher aquele que mais nos agrada.

No entanto, neste blog post vamos abordar os dois casos mais comuns e fáceis de utilizar.

#1 Adicionar tags html

 

Adicionar tags html é a melhor opção caso tenha decidido criar um site wordpress ou tenha um site de empresa com poucas páginas, como por exemplo um site de página única (single page application).

Caso tenha um site wordpress para divulgar serviços, a melhor solução passa por utilizar o plugin YOAST SEO para verificar o seu site no Google Search Console.

Ao escolher o método “HTML tag”, o Google Search Console gera automaticamente um código em forma de meta tag.

verificar-site-google-search-console-com-tag-html

No caso do site WordPress, o objetivo é copiar o valor do atributo “content” e colar no plugin do YOAST SEO.

admin-wp-do-site-wordpress

Para tal, basta entrar no painel de controlo do site WordPress e clicar em “SEO” para aceder ao dashboard do plugin YOAST SEO.

verificar-webmaster-tools-no-wordpress

Uma vez dentro do plugin YOAST SEO, o passo seguinte é selecionar o cabeçalho “Webmaster tools”.

Dentro do “Webmaster tools”, copiamos o valor do atributo “content” para a caixa de texto do Google Search Console e guardamos a alteração efetuada.

Após ter clicado em “Save changes”, voltamos ao Search Console e confirmamos a verificação do site através do botão “Verify”.

verificar-google-search-console-com-tag-html

Ao clicar no botão vermelho ”Verify”, recebemos uma mensagem a confirmar que o site foi verificado com sucesso no Search Console.

site-verificado-com-sucesso-no-gwt-com-yoast

Na eventualidade de não ter o YOAST SEO instalado, devemos adicionar um novo plugin ao site WordPress e seguir os passos acima descritos.

instalar-plugin-yoast-seo-no-wordpress

Caso tenhamos optado por criar de raíz o site da sua empresa, o processo de verificação do site no Google Search Console é um pouco mais manual e técnico.

Já que não temos um site wordpress, somos obrigados a acrescentar manualmente uma meta tag ao código fonte HTML da Homepage uma vez que é o url desta página que queremos verificar.

acrescentar-html-tag-para-verificar-site-no-google-search-console

Seguindo o exemplo facultado pelo Google, copiamos a meta tag fornecida para dentro da seçãodo código fonte HTML da Homepage.

Após acrescentar a meta tag, devemos guardar a alteração feita na estrutura HTML antes de voltar ao Search Console para confirmar a verificação da Homepage.

verificar-google-search-console-com-tag-html

Neste momento, o site está adicionado no Google Search Console.

site-verificado-com-sucesso-no-gwt-com-yoast

Independentemente de ter, ou não, um site wordpress não devemos remover a linha de meta tag no código fonte HTML ou o valor associado ao plugin YOAST SEO, sob pena do site voltar a não estar verificado no Search Console.

#2 Usar o código Google Analytics

 

Este método só deve ser considerado caso já exista uma conta Google Analytics para monitorizar e controlar o site a ser verificado no Google Search Console.

utilizar-google-analytics-para-verificar-google-search-console

É importante confirmar que o código Google Analytics se encontra dentro da seçãoda estrutura HTML da Homepage.

verificar-google-search-console-com-google-analytics

Caso esteja tudo bem, o passo seguinte é aceder à conta de Google Analytics.

Uma vez na conta de Google Analytics do site, navegamos para a propriedade na qual queremos ativar a partilha de dados entre o Google Analytics e o Google Search Console.

aceder-as-definicoes-de-propriedade-no-google-analytics

Uma vez na propriedade desejada, acedemos às definições de propriedade e procuramos por Search Console.

search-console-no-google-analytics

Ao entrar nas definições do Search Console, o passo final é clicar no botão que diz “Adicionar site ao Search Console”.

adicionar-site-no-google-search-console

Confirmamos que o site foi verificado com sucesso no Google Search Console.

site-verificado-com-sucesso-no-gwt-com-yoast

Conclusão

 

Espera-se que o marketing digital seja cada vez mais competitivo, onde todas as ferramentas serão poucas para ganhar visibilidade na Internet.

Até lá, o truque é aproveitar ferramentas webmaster que ainda são algo desconhecidas e pouco utilizadas, tal como o Search Console, para ter uma vantagem competitiva face aos concorrentes diretos e indiretos.

As potencialidades são imensas, tal como demonstrado nos 5 exemplos acima, e a correta utilização do Search Console vai dar à sua empresa o ingrediente que faltava para aparecer no Google e reforçar o valor da marca.

Dessa forma, vai ficar mais perto de atrair clientes e, consequentemente aumentar as vendas e ganhar dinheiro na Internet.

Teve alguma dificuldade na indexação do site com o Google Search Console?

Para si, qual é a principal vantagem do Google Search Console?

Partilhe a sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Artigos Relacionados