Estratégia de Marketing Digital: Comece por ter objetivos online

 

Queres aprender a gerar tráfego para o site presencialmente?
Workshop prático com o objetivo de aumentar as visitas no site, divulgar a empresa no google e conquistar novas oportunidades de negócio na Internet. Sabe mais grátis!
Workshops de Marketing Digital sobre SEO, Adwords, Marketing de Conteúdo, Social Media, Video Marketing, Growth Hacking!

Quem já jogou xadrez, é provável que conheça uma das mais famosas aberturas de xadrez: a abertura Ruy López, também conhecida como a abertura espanhola.

 

abertura-ruy-lopez-e-estrategia-de-marketing-digital

 

E tal como todos os outros movimentos de abertura, o objetivo da Ruy López é só um:

 

Garantir uma vantagem competitiva no ínicio da partida, para conquistar o centro do tabuleiro e assim, aumentar a probabilidade de ganhar o jogo.

 

Embora o movimento de abertura tenha sido inventado numa época em que o marketing online não existia, os fundamentos por trás da abertura Ruy López são iguais aos de uma estratégia de marketing digital.

 

Sendo que no caso do marketing online, o tabuleiro de jogo chama-se internet, o centro do tabuleiro é o nosso público alvo e as formas de ganhar o jogo podem ser, por exemplo o aumento da visibilidade na Internet ou a conquista de novos clientes face à concorrência direta e indireta.

 

Portanto, permitam-me a seguinte questão:

 

Se um jogo de xadrez começa sempre com um movimento de abertura, porque razão uma em cada duas empresas que vai a jogo no marketing online, não usa qualquer estratégia de marketing digital?

 

importancia-da-estrategia-de-marketing-digital-para-as-empresas

 

Se porventura é um destes casos, e não sabe sabe o que são estratégias de marketing digital, não se preocupe…

 

Após este artigo, já não há vai ter desculpas para não tirar partido da Internet como estratégia de marketing.

 

Afinal de contas, o que mais quer são novas oportunidades de negócios para a sua empresa. Certo?

 

Saiba o que é uma Estratégia de Marketing Digital

 

Basicamente, uma estratégia de marketing digital engloba todas as táticas e canais digitais que nos podem ajudar a alcançar os objetivos online que fazem parte do plano de marketing.

 

Para ajudar a entender o conceito de estratégia de marketing, pense no momento em que o pintor espanhol Pablo Picasso imaginou o painel de Guernica na sua cabeça.

 

analogia-entre-picasso-e-estrategias-de-marketing-digital

 

Para o tornar realidade, Picasso precisou de várias ferramentas de trabalho que lhe permitiram concluir com sucesso uma das pinturas que é hoje considerada como um dos símbolos do cubismo.

 

Portanto, da mesma forma que um pintor precisa de uma tela, das tintas e dos pinceis para pintar um quadro, uma empresa que quer investir no marketing digital deve fazer uso dos canais digitais para cumprir os objetivos online que estão no plano de marketing digital.

 

E antes que faça a pergunta “Quais são canais de marketing digital?”, aqui vai a resposta de um especialista em marketing digital.

 

De acordo com o Erico Rocha, existem vários canais digitais que podem ser utilizados para criar uma estratégia de marketing, tais como:

 

  • Content Marketing ou Marketing de Conteúdo, para trabalhar o SEO do site e ajudar a empresa a aparecer na primeira página do Google;
  • PPC (Pay-per-click), ou google ads, para ir ao encontro das pessoas que possam estar interessadas no seu produto ou serviço;
  • Online Vídeo, como por exemplo a divulgação de vídeos do Youtube, para atrair clientes ou aumentar o reconhecimento da empresa na Internet;  
  • Marketing nas redes sociais, para construir uma audiência e divulgar a empresa;
  • Email Marketing, para fazer um marketing direto com a sua mailing list;
  • Mobile Marketing, porque deve tirar partido do fato de vivermos num mundo digital cada vez portátil.

canais-de-marketing-digital-para-usar-na-estrategia-de-marketing-digital

 

No entanto, não é obrigatório usar todos os canais de marketing online disponíveis para criar uma das melhores estratégias de marketing digital que o mundo jamais irá conhecer.

 

O importante sim, é ter a consciência que cada um destes canais de marketing digital possui as suas próprias regras e ferramentas que podem fazer sentido usar tendo em conta o plano de marketing estratégico e os objetivos da campanha.

 

E como existe uma relação direta entre o plano de marketing digital, objetivos online e a estratégia de marketing digital, faz todo o sentido perceber o que são objetivos digitais.

 

trinomio-estrategia-de-marketing-digital-plano-de-marketing-objetivos-online

 

Portanto…

 

Antes da estratégia de marketing digital, defina quais são os objetivos online da empresa

 

Tudo começa aqui.

 

Antes de estudarmos qual a melhor estratégia de marketing digital para a nossa empresa, importa esclarecer logo desde início o que se espera atingir com o web marketing.  

 

Independentemente do tipo de empresa ou negócio, se queremos utilizar a internet como estratégia de marketing então temos que incluir obrigatoriamente um ou dois objetivos online no nosso plano de marketing.

 

Mas sabe enquadrá-los no funil de marketing digital?

 

Utilizar a jornada do consumidor para criar uma estratégia de marketing digital

 

Ignorando a teoria do Zero Moment of Truth (ZMOT), o funil de marketing digital consiste em quatro etapas chave:

 

funil-de-vendas-e-estrategia-de-marketing-digital

 

E para cada uma das etapas do processo de vendas, podemos trabalhar vários objetivos online de acordo com o estádio de maturidade da nossa empresa.

#1 Notoriedade

 

Na primeira fase do funil de marketing existem dois objetivos que são bastante comuns:

 

  • Aumentar o reconhecimento da empresa;
  • Reforçar o valor da marca junto dos clientes.

 

Assim, se está a pensar abrir uma empresa, como por exemplo uma startup tecnológica ou criar uma loja virtual para promover a sua marca nova de roupa, é nesta etapa do funil de vendas que se deve focar.

 

Afinal de contas, o primeiro passo na estratégia de crescimento dum primeiro negócio é a consolidação da imagem da marca junto do seu público alvo.

 

E para isso, um dos canais de marketing digital que podemos utilizar para trabalhar a brand awareness é o Content Marketing, tal como fez com sucesso a empresa de cerveja Bear Republic.

 

estrategia-de-marketing-digital-focada-no-marketing-de-conteudo

 

Através dum Marketing de Conteúdo focado na educação do consumidor de cerveja, como por exemplo a criação de páginas individuais para cada tipo de cerveja, num ano a Bear Republic registou um aumento de 96% no tráfego orgânico proveniente do Google e de 82% a partir do Bing, o que prova que até mesmo um negócio tipicamente offline, como uma marca de cervejas, consegue criar uma estratégia de marketing digital para reforçar a sua notoriedade na Internet.

 

#2 Consideração

 

Se o seu primeiro negócio já tem as bases lançadas e quer tirar partido da divulgação na Internet, então um dos objetivos online que pode trabalhar nesta etapa do funil de marketing digital pode ser:

 

Fazer com que a empresa seja encontrada pelo consumidor durante a pesquisa por um determinado tipo de serviço ou produto.

 

No caso da Colgate-Palmolive, o investimento no Vídeo Marketing para promover a nova pasta de dentes Colgate Optic White Express White resultou num aumento da intenção de compra na marca.

 

 

Ao criar uma série de vídeos exclusivos para o Youtube, a nova pasta de dentes conduziu a um aumento de interesse na Colgate de 1116% e quase 11% na intenção de compra do produto, o que demonstra mais uma vez que o marketing digital pode ajudar as empresas a aumentar as vendas offline.

 

#3 Conversão

 

Quanto mais nos aproximamos do final do funil de marketing digital, maior será o foco na conversão de novos clientes.

 

Nesta etapa do funil de vendas, o objetivo é trabalhar a geração de leads e conquistar novas oportunidades de negócio.

 

Por exemplo, se a loja virtual de roupas online que referimos anteriormente chegar a um ponto em que já é reconhecida entre o seu público alvo, então está na hora de definir um objetivo online mais ambicioso como o aumento das vendas pela Internet.

 

Da mesma forma, se um restaurante quer ter mais clientes e consequentemente, mais lucro então também pode e deve tirar partido da internet como estratégia de marketing.

 

Não acredita?

 

A EasyJet é um dos casos curiosos duma empresa que acabou por ceder aos resultados positivos que uma estratégia de marketing digital pode trazer para uma marca.

 

Apesar de hoje em dia não imaginarmos a reserva de uma passagem de avião sem ser pela Internet, no ano 2000 o mundo da Internet estava a dar os primeiros passos.

 

Mas, mesmo assim a empresa tomou a decisão de investir em marketing digital, com um objetivo ambicioso: Garantir que 30% das reservas da companhia eram feitas online.

 

estrategia-de-marketing-digital-baseada-em-adwords

 

Graças a uma estratégia de marketing digital baseada em campanhas de PPC, através do Adwords, e na otimização SEO do site, em Agosto do mesmo ano a EasyJet já tinha atingido a marca de 38% de vendas online.

 

A estratégia de marketing correu tão bem que no final de 2001, a quota de reserva de bilhetes online já tinha ultrapassado os 90% face ao total de reservas da companhia aérea.

 

#4 Fidelização

 

No entanto, como o custo de conquistar novos clientes é 5 vezes superior ao custo de manter um antigo, às vezes o sensato é apostar num Marketing de Retenção.  

 

Sendo a última etapa do funil de vendas, o foco aqui é a fidelização de clientes e a construção de um relacionamento com o cliente.

 

Afinal de contas, um cliente satisfeito é a maior vantagem competitiva que uma empresa pode ter face à concorrência direta e indireta.

 

Mas se tem as suas dúvidas quanto a esta afirmação, não há nada melhor do que olhar para um caso de estudo.

 

No final de 2014, um dos principais problemas que a empresa indiana de serviços domésticos, Housejoy, tinha em mãos era a baixa taxa de retenção entre clientes.

 

Com o propósito de tentar melhorar esta métrica, a Housejoy apostou no conceito de Automação de Marketing para criar uma estratégia de marketing digital.

 

Assim, a partir do email marketing, a empresa conseguiu trabalhar o seu marketing direto e personalizar a comunicação com o cliente.

 

estrategia-de-marketing-digital-focada-no-email-marketing

 

Como resultado, em 10 meses a Housejoy conseguiu um aumento de 10% na taxa de retenção a 60 dias entre atuais clientes.

 

Personalização da estratégia de marketing digital

 

Embora estes sejam alguns dos objetivos online que podemos aplicar ao funil de vendas, é importante perceber que cada empresa que pretende investir em marketing digital é responsável por um negócio que tem as suas particularidades e características próprias.

 

Isto significa que, apesar de diferentes empresas puderem estabelecer o mesmo objetivo online para a mesma etapa da jornada do consumidor, muito dificilmente o mesmo caminho é o indicado para ambas as empresas.

 

personalizar-a-estrategia-de-marketing-digital

 

E porquê?

 

Pegando nas palavras da Thalyta Ferreira, analista de Marketing Digital na Agência Sparke:

 

“Cada empresa tem um perfil, motivações e metas diferentes. Às vezes até podem ter o mesmo objetivo, mas ainda assim as estratégias de marketing digital podem variar de acordo o segmento de mercado onde estão inseridas.

 

Por exemplo, imagine que temos dois clientes que atuam em mercado diferentes.

 

Uma empresa de controle de pragas urbanas e uma loja virtual de roupas online.

 

Embora ambas as empresas estejam focadas na mesma etapa do funil de vendas e queiram conquistar novas oportunidades de negócios na Internet, a estratégia de marketing digital para ambas as empresas vai ser muito diferente.

 

Como o objetivo online da empresa de controle de pragas é conquistar leads ( contactos telefónicos) para depois aumentar as conversões, a estratégia de marketing digital pode aproveitar os seguintes canais digitais:

 

 

  • Campanhas de Adwords na rede de Search, para ir ao encontro das pessoas que estão à procura dos serviços da empresa;
  • Marketing no Facebook, não só para criar um canal de comunicação direto com o cliente mas também para divulgar gratuitamente os serviços e novidades relacionadas com a empresa;
  • Divulgação de vídeos do Youtube, para atrair clientes e informar sobre os serviços comercializados pela empresa;
  • Marketing de Conteúdo, para complementar a educação e informação dos potenciais novos clientes da empresa.

 

Para além disso, a produção de conteúdos também vai ajudar na otimização SEO do site para os resultados de pesquisa do Google.

 

estrategia-de-marketing-digital-empresa-de-controlo-de-pragas

 

Já no caso da loja virtual, os objetivos online são atrair clientes para aumentar as vendas online e reforçar o reconhecimento da marca no mercado.

 

Para isso, a estratégia de marketing digital deverá ser mais visual, uma vez que o foco é chamar a atenção para os produtos.

 

Assim, a loja virtual de roupas online poderá tirar partido dos seguintes canais digitais:

 

 

  • Marketing de Influência, através da parceria com blogs da área e influenciadores que têm um elevado número de seguidores quer na sua página pessoal quer nas redes sociais.
  • Marketing nas Redes Sociais, para construir um relacionamento com o cliente, aumentar a visibilidade na Internet e reforçar o valor da marca junto do público alvo.

 

 

Como o objetivo não é só a venda de produtos online mas também criar clientela e apostar na fidelização de clientes, o site deve ser responsive e otimizado para o mobile de forma a proporcionar uma boa user experience.”

 

estrategia-de-marketing-digital-loja-virtual-de-roupas-online

 


Dito isto, não há volta a dar.

 

Independentemente de estarmos a falar dum primeiro negócio ou duma marca de alto renome, a definição dos objetivos online da empresa é obrigatória e deve ser a base de qualquer plano de marketing digital.

 

Só após termos uma ideia clara de onde queremos chegar, é que vamos ficar mais perto de criar uma estratégia de marketing digital personalizada e eficaz.

 

Evite usar uma estratégia de marketing digital ad eternum

 

No entanto, não caia no erro de utilizar sempre a mesma estrategia de marketing.

 

Tal como a Internet é um mundo dinâmico e em constante evolução, também os objetivos online e as estratégias de marketing digital devem evoluir e acompanhar a estratégia de crescimento da empresa.

 

De acordo com a Diretora de Marketing da Onboardly, Shanelle Mullin, o importante é estabelecer objetivos de marketing digital que sejam inalcançáveis:

 

“In terms of what types of goals you should be setting, it depends heavily on what stage your startup is in. Early on, focus on engagement goals and collecting feedback to validate your product or service. Later on, focus on growth metrics. There are no universals when it comes to metrics, unfortunately. What’s important is that your core goals are tied to major business objectives.”

 

Portanto, se vai agora começar o seu primeiro negócio, o foco deve ser na primeira etapa do processo de vendas.

 

Só após ter ganho uma certa visibilidade na Internet, é que deve concentrar os seus recursos na divulgação de serviços e na venda de produtos online.

 

E o mesmo acontece para a fidelização de clientes.

 

A última etapa do funil de vendas só deve ser incluida na estratégia de marketing digital quando a empresa já tiver uma boa base de clientes e a venda de produtos seja uma constante.

 

Para terminar, volto a fazer das palavras da Thalyta Ferreira as minhas palavras:

 

“No fundo o que todas as empresas querem são resultados, e é para isso que serve uma estratégia de marketing digital.

 

Conseguir resultados?

 

Esse deve ser o nosso grande objetivo.”

 

Conclusão

 

Quer fazer um investimento em marketing digital?

 

Muito bem, está no caminho certo!

 

Contudo, faça parte dos 50% de empresas que vai investir em marketing digital com uma estratégia de marketing clara.

 

No entanto, já sabe:

 

Para uma estratégia de marketing digital resultar, primeiro vai ter que definir quais são as etapas do funil de vendas que quer trabalhar e consequentemente, os objetivos online que espera atingir.

 

Afinal de contas, a incorreta utilização da Internet como estratégia de marketing pode ser a principal razão porque as empresas não conseguem aumentar as vendas e ter mais lucro.

 

Neste momento, qual é o seu principal objetivo online?

 

Qual a etapa do funil de vendas que está a trabalhar?

 

Qual foi a estratégia de marketing digital que trouxe mais sucesso para a sua empresa?

Partilhe!

 

Assinado: Nelson Dias

Aprende a Usar Content Marketing Para Atrair Clientes
Aplica técnicas e dicas comprovadas para o teu negócio crescer online!
Foco em atividades relacionadas com a restauração e hotelaria, venda de artigos e roupa online, ou blogs para ganhar dinheiro na Internet.

Facebook Comments