Curso de Marketing Digital – O Que São Backlinks em 5 minuto

 

Queres aprender a gerar tráfego para o site presencialmente?
Workshop prático com o objetivo de aumentar as visitas no site, divulgar a empresa no google e conquistar novas oportunidades de negócio na Internet. Sabe mais grátis!
Workshops de Marketing Digital sobre SEO, Adwords, Marketing de Conteúdo, Social Media, Video Marketing, Growth Hacking!

A palavra pode ser inglesa, mas o significado de backlinks deve ser do conhecimento de todos aqueles que querem investir na otimização SEO do seu site para ter uma maior exposição na Internet e atrair clientes.

 

Nesse sentido, o objetivo deste artigo é resumir conteúdo útil em 5 minutos, para quem quer começar a executar uma estratégia de SEO ao nível de um profissional de marketing digital.

 

Para tal, vamos abordar os seguintes temas:

 

  • O que são backlinks
  • Para que servem os backlinks
  • A importância dos backlinks para melhorar o ranking do site no Google
  • Usar os backlinks

 

Feito o enquadramento, …

 

O que são backlinks?

 

Se está determinado em investir em técnicas de SEO para otimizar o site, provavelmente já deve ter ouvido falar em backlinks. Mas, qual é o significado?

 

Pois bem, de acordo com a empreendedora digital, Endy Benittis, os backlinks resumem-se a links externos que apontam para o nosso site.

 

E por isso, os backlinks representam a base do link building – uma das mais eficazes técnicas de SEO para sites quando o objetivo é melhorar o ranking no google.

 

Um exemplo concreto, é o artigo do Neil Patel sobre “Como conseguir backlinks de qualidade”, que tem vários backlinks de outros sites e blogs de marketing digital tais como o GotchSEO, Fire -meets Desire, The Blog Box ou Checks For Less.  

 

backlinks-sao-links-externos

 

Como os backlinks vão criar uma hiperligação para o artigo, quantos mais links externos estiverem a fazer referência ao conteúdo, melhor porque teoricamente o artigo vai conseguir gerar ainda mais acessos no site.

 

O que é um bom backlink e um mau backlink?

 

Como a questão do tráfego para o site é um dos 200 fatores oficiais de ranking do Google, importa distinguir um backlink bom e um backlink mau.

 

Um backlink bom, é aquele que gera tráfego orgânico qualificado e gratuito para o site porque resulta dum marketing de conteúdo de qualidade.

 

Como consequência, um bom backlink pode contribuir para baixar a taxa de rejeição do site e aumentar a taxa de conversão de vendas online duma empresa

 

Já um mau backlink, é aquele que para além de gerar um tráfego orgânico desqualificado, tem um custo associado, uma vez que resulta da decisão de comprar backlinks para fazer link building.

 

Para além disso, ninguém nos garante que os links externos comprados vão contribuir para o reconhecimento da marca ou trazer bons negócios para a empresa.

 

Quer um exemplo?

 

Voltando ao site da Endy Benittis, um bom backlink é a hiperligação que estou a criar do meu site para o artigo sobre a importância dos Backlinks para o SEO.

E porquê?

Em grande parte, porque estou a enviar tráfego para o site interessado em web marketing.

 

exemplo-de-backlink

 

Portanto, independentemente de sermos, ou não, um especialista em marketing digital, o fundamental é termos a noção que os backlinks são links externos que vão contribuir para o aumento da popularidade na internet do nosso site.

 

Mas para que servem os backlinks?

 

Benefícios dos Backlinks para a otimização SEO

 

Antes de pensarmos se quer em ter uma estratégia de SEO baseada em link building, importa perceber que os backlinks servem sobretudo para fornecer informação extra para o visitante online que está a ler o nosso conteúdo.

 

No entanto, e porque nos interessa aparecer na primeira página do Google, não podemos cortar o algoritmo do Google da equação.

 

A pensar no potencial dos backlinks para a otimização SEO dos sites, e com o objetivo de ajudar os Googlebot crawlers a ligar as duas páginas, o texto âncora do link externo deve estar sempre relacionado com o url da página referenciada.

 

importancia-do-texto-ancora-no-backlink

 

Idealmente, os backlinks devem ser feitos para sites cuja autoridade de domínio (DA) e autoridade de página (PA) sejam igual ou superior à nossa. E porquê?

 

“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”

 

Ao estarmos ligados a sites com uma elevada visibilidade na internet, vamos estar a reforçar a autoridade de domínio e consequentemente, a melhorar o ranking no Google do site.

Logo, vamos conseguir gerar mais tráfego para o site e assim, aumentar naturalmente a probabilidade de criar novas oportunidades de negócio na Internet.

 

Backlinks são um dos fatores de ranking do Google

 

Por terem tantas vantagens associadas, é compreensível que o Google considere os backlinks como um dos principais fatores de ranking do Google.

 

De fato, há um tempo atrás o site Moz conduziu um estudo sobre sobre a influência dos backlinks no ranking do Google e concluí que 99.2% dos cinquenta primeiros resultados de pesquisa têm pelo menos um backlink  a apontar para o site.

 

os-backlinks-influenciam-a-posicao-do-site-no-ranking-google

 

Os backlinks ajudam o Google a ordenar os resultados de pesquisa

 

Não só por existirem mais de quatro biliões de páginas indexadas no Google, mas também porque a Internet hoje em dia é um mundo colaborativo, o Google confia nos utilizadores online para avaliarem os conteúdos que se encontram espalhados pela internet.

 

A partir do número de links externos de cada página, o Google tem uma ajuda preciosa para conseguir ordenar os resultados de pesquisa pela ordem de popularidade e aceitação das páginas.

 

A quantidade de backlinks é o melhor sinal de confiança que um site pode ter, e uma grande ajuda para aumentar a autoridade de domínio da marca.

 

Analisando o site do Moz, através da ferramenta OpenLinkProfiler, verificamos que o domínio do site tem perto de 200 mil backlinks o que resulta numa autoridade de domínio e autoridade de página próxima dos 100%.

 

backlinks-influenciam-a-autoridade-de-dominio

 

Assim sendo, deve estar a perguntar-se:

 

Como conseguir backlinks que vão ajudar na otimização SEO do meu site?

 

Como conseguir backlinks

 

Com vimos anteriormente, os backlinks são indispensáveis ao link building.

 

Contudo, e caso não saiba o que é link building, pense no conceito como a arte de criar links externos com o objetivo de aumentar a relevância do site e subir no ranking do Google.

 

Assim, para ser um link builder por excelência, o primeiro passo é entender que existem dois tipos de links externos:

 

Os links externos Dofollow, que vão reforçar a autoridade de domínio do site e podem ser criados, por exemplo, a partir de guest posts em blogs.

 

E os links externos Nofollow, que geralmente são os links externos que se encontram nos comentários a artigos para blog ou links em posts das redes sociais.

 

links-externos-nofollow

 

Os links externos Nofollow apesar de não contribuírem diretamente para reforçar o valor da marca na internet, podem, eventualmente, trazer à nossa empresa mais visitas no site.

 

Apresentados os conteúdos…

 

Vamos meter o conhecimento à prova

 

1 – Tenho uma hiperligação no meu site que aponta para um conteúdo noutra página do meu site. Isto é considerado como backlinks?

 

 2 – Qual das opções vai contribuir mais positivamente para subir o ranking no Google do meu site:

 Uma hiperligação dum site com uma autoridade de domínio de 80 ou dez links externos, em que cada um dos sites tem uma autoridade de domínio igual a 10?

Considere que a autoridade de domínio é o único fator de ranking do Google.

 

3 – Se um site português de marketing digital receber backlinks de duas fontes – comentários dum fórum popular chinês sobre web marketing e um guest post num blog brasileiro de SEO.

Qual das fontes vai contribuir mais positivamente para melhorar o ranking no Google do site e qual das fontes vai ajudar a ter mais visitas no site?

Aprende a Usar Content Marketing Para Atrair Clientes
Aplica técnicas e dicas comprovadas para o teu negócio crescer online!
Foco em atividades relacionadas com a restauração e hotelaria, venda de artigos e roupa online, ou blogs para ganhar dinheiro na Internet.

Facebook Comments