Content Marketing: Como copiar texto do Google Docs para blog em WordPress

Se tem um blog no WordPress ou está a pensar em criar um blog no WordPress para divulgar a empresa, saiba desde já que está no caminho certo.

De acordo com a opinião de mais de 2000 especialistas em marketing online, o content marketing é um dos canais digitais mais eficazes para aumentar a visibilidade na Internet.

Na verdade, segundo um estudo da Smart Insights sobre as tendências do Marketing Digital, o content marketing deve estar no topo das prioridades de um investimento em marketing digital se o objetivo for a conquista de novas oportunidades de negócios na Internet ou ganhar dinheiro online.

porque-devo-criar-um-blog-no-wordpress.jpg

Contudo, para que o marketing de conteúdo se materialize em resultados precisamos de ferramentas que nos ajudem a escrever artigos para o blog em WordPress, como por exemplo o Google Docs.

Utilizar o Google Docs na produção de conteúdos digitais para o blog em WordPress

Não há volta a dar, dizem as boas práticas do marketing digital que antes de criar um blog no WordPress, primeiro devemos investir algum tempo a definir uma estratégia de conteúdos e estabelecer um processo de produção de conteúdos.

Por exemplo, no meu caso, a criação de conteúdos é, integralmente. feita com base nos documentos do Google.

estrategia-de-conteudo-antes-de-criar-blog-no-wordpress.jpg

Para além de ser um sistema gratuita e seguro, o Google Docs traz-me várias vantagens como a possibilidade de organizar, partilhar e fazer o backup de todos os conteúdos de texto e imagens do meu blog de Marketing Digital.

Mas nem tudo são rosas e o Google Docs (Google Word Online) também tem as suas desvantagens.

A principal são os problemas de formatação do texto no WordPress, que ocorrem ao copiar o artigo diretamente do editor de texto Google.

problemas-de-formatacao-texto-blog-em-wordpress.jpg

Por exemplo, se pegarmos num excerto de texto deste artigo reparamos que existem vários problemas na formatação do texto.

Para além de não incluir imagens e adicionar caracteres “&nbsp”, que não são visualizados pelo visitante online mas condicionam a apresentação do texto, ao copiarmos o texto do Google Docs diretamente para o blog em WordPress vamos transportar um “esparguete de formatações” que vai dar um aspeto pouco profissional ao conteúdo de texto.

Agora imagine este problema multiplicado pelo número de vezes que publicar um artigo no blog em WordPress?

O nosso marketing de conteúdo vai resumir-se a ações de correção.

Mas como podemos resolver estes problemas de formatação do blog em WordPress que podem levar, em média, mais de 1 hora a corrigir?

Otimize a criação de conteúdos ao adicionar o plugin Mammoth .docx ao blog em WordPress

Este problema de formatação do blog WordPress, que pode demorar muito tempo a corrigir, pode ser resolvido quase imediatamente se instalarmos o plugin “Mammoth .docx converter”.

O Mammoth .docx é a solução ideal para quem quer uma ferramenta para marketing de conteúdo gratuita.

A instalação é do mais simples que existe, uma vez que basta entrar na área dedicada à adição e gestão de plugins do blog WordPress e pesquisar pelo “Mammoth .docx converter”.

instalar-plugin-de-formatacao-texto-blog-wordpress.jpg

Após instalar, não se esqueça de ativar o plugin no blog em WordPress.

A partir deste momento, estamos prontos para elevar a nossa produção de conteúdos digitais para níveis nunca antes vistos ao diminuir o tempo de criação de artigos para o blog.

Afinal de contas, quantos mais conteúdos de texto conseguirmos criar com uma otimização SEO, mais perto vamos ficar de aparecer na primeira página do Google para as keywords escolhidas pela nossa empresa.

Assim, de cada vez que terminar de escrever um artigo e quiser copiar o texto para o blog em WordPress, o procedimento vai ser o seguinte:

#1 Gravar o conteúdo de texto do Google Docs no formato Microsoft Word (.docx)

Imaginando que escrevemos um conteúdo evergreen no Google Word online, o primeiro passo é fazer o download do artigo para o blog como se fosse um documento normal do Word.

formatar-texto-wordpress-no-google-docs.jpg

Podemos guardar o conteúdo evergreen no ambiente de trabalho, uma vez que vamos precisar importá-lo no blog WordPress já a seguir.

#2 Importar o conteúdo do Google Docs para o blog em WordPress

O próximo passo resume-se em criar um post rascunho no blog em WordPress, e importar o conteúdo evergreen através do plugin Mammoth .docx converter.

Para encontrarmos o plugin Mammoth .docx vamos ter que fazer scroll down até quase ao final da página.

plugin-formatacao-de-texto-wordpress.jpg

Importa ter atenção que a opção “Visual” deve estar selecionada antes de clicar em “Insert into editor”.

E voilá!

Em menos de 1 minuto conseguimos otimizar uma tarefa que antes que demorava mais de 1 hora a concluir.

Assim, se percorrermos o código html do artigo, verificamos que problemas de formatação de texto, que antes existiam ao copiar diretamente o conteúdo do Google Docs para o blog em WordPress, ficaram resolvidos.

blog-em-wordpress-plugin-de-formatacao-de-texto-mammoth.jpg

Para além do mais, é possível comprovar que as imagens foram automaticamente adicionadas ao conteúdo de texto, o que por si só já nos poupa imenso trabalho.

Portanto, se por um lado o Google Docs nos dá a hipótese de trabalhar o content marketing de um blog no WordPress em conjunto com outros copywriters, com o plugin Mammoth .docx agora também já consegue copiar diretamente o artigo do editor de texto google para o blog em WordPress sem perder a formação do conteúdo.

Como consequência, vamos ficar com mais tempo para aumentarmos a taxa de produção de conteúdos digitais.

Afinal de contas, quantos mais artigos para o blog escrevermos, maior será a probabilidade de divulgar a empresa de forma orgânica nas pesquisas do Google e consequentemente, maior as hipóteses de gerar tráfego para o site e reforçar o valor da marca na Internet.

Conclusão

Existem várias razões porque as empresas, hoje em dia, apostam cada vez mais em criar um blog no WordPress.

Uma é a possibilidade real de aumentar a visibilidade na Internet do site e a outra é uma consequência natural da primeira: atrair clientes para a empresa.

Contudo, as vantagens do marketing de conteúdo podem ficar comprometidas caso a produção de artigos não acompanhe os objetivos internos, préviamente, estabelecidos pela estratégia de conteúdo.

E uma das principais razões para que tal aconteça é o tempo perdido na formatação dos textos no WordPress.

Contudo, uma solução gratuita para copiar o artigo diretamente do Google Docs para o blog em WordPress é o plugin de formatação de texto Mammoth .docx converter.

Basicamente, o plugin Mammoth .docx vai permitir-nos contornar os problemas de formatação do texto e assim, ganhar mais de 1 hora por artigo escrito.

Se ainda não usa este plugin de formatação de texto no WordPress, saiba como instalar o plugin Mammoth .docx em menos de 1 minuto!

Já agora, conhece outra solução gratuita que possa ser uma alternativa ao plugin de formatação de texto Mammoth .docx converter?

Assinado: Nelson Dias

Facebook Comments

Artigos Relacionados