8 Vantagens das redes sociais nas empresas para vender mais e melhor

 

 

Se está a pensar em criar uma empresa e quer investir em marketing digital para ganhar uma maior exposição na Internet, pergunte-se primeiro:

 

Porquê divulgar nas redes sociais?

 

Atenção! Não estou a dizer que está a pensar de forma errada.

 

Afinal de contas devem existir vantagens nas redes sociais que levam um negócio, independentemente do tamanho, a criar uma página de empresa no Facebook.

 

No entanto, antes de pensar em divulgar a empresa nas redes sociais pense na importância das redes sociais para o seu negócio.

 

De que forma é que o Facebook, Twitter, Linkedin, Google+, Instagram, Snapchat ou Pinterest podem ajudar a sua empresa a encontrar novas oportunidades de negócios e vender mais e melhor?

 

Por exemplo, se queremos abrir um negócio porque razão temos que criar um site?

 

“Será que é porque os nossos concorrentes diretos e indiretos também têm um, e como tal nós não podemos ficar atrás, ou é porque ao criar um site de empresa aumentamos as hipóteses de atrair clientes, divulgar serviços e apostar na venda de produtos online, para além de conseguirmos medir efetivamente a evolução e o impacto da estratégia de marketing digital no plano de negócios da empresa? “

 

O mesmo acontece com o Social Media.

 

Só depois de identificar as vantagens das redes sociais é que estaremos em condições de escolher quais as melhores redes sociais para a empresa.

 

No entanto, para termos um Marketing nas redes sociais que esteja em linha com os objetivos online definidos na estratégia de marketing digital, existem dois primeiros passos:

 

  • Saber o conceito de Marketing nas redes sociais;
  • Reconhecer as características das redes sociais de uma forma geral.

 

Marketing nas redes sociais o que é

 

O Marketing nas redes sociais não é mais do que o uso de todas as redes sociais, que façam sentido a uma marca estar presente, para a divulgação de serviços e a venda de produtos.

 

Mas porque é que as redes sociais são quase que uma presença obrigatória na estratégia de marketing digital de uma empresa nova ou de uma marca de alto renome no mercado?  

 

Será que tem que ver com as suas características únicas?

 

As 4 características das redes sociais

 

Antes de começarmos a tirar partido das vantagens das redes sociais nas empresas, importa primeiro identificar quais são as características das redes sociais.

 

#1 Divulgação da empresa de forma nativa

 

Não há volta a dar, os internautas estão tão saturados da publicidade na internet que por exemplo, em França 30% dos utilizadores têm ad blockers instalados.

 

Mas será que as redes sociais podem ajudar a combater esta irritação pela forma com as marcas estão anunciar na Internet?

 

É bem possível, já que uma das grandes vantagens das redes sociais é possibilitar a divulgação da sua empresa na Internet de forma camuflada.

 

Independentemente de utilizarmos o Facebook, o Instagram ou o Twitter, a marca vai ser sempre apresentada de forma nativa (através de posts).

 

caracteristicas-das-redes-sociais-apresentacao-nativa

 

#2 Divulgação da empresa em contexto recomendado

 

Uma das consequências de divulgar nas redes sociais sob a forma de posts, é conseguir aparecer em contexto recomendado.

 

E porquê?

 

Bem, uma das principais razões porque estamos nas redes sociais é para acompanharmos o que se passa no nosso feed de notícias.

 

E é por isso que todas as redes sociais na Internet têm uma preocupação extrema em apresentar aos utilizadores conteúdos que estes querem ver.

 

A lógica é simples:

 

Quanto mais os internautas encontrarem conteúdos que lhes sejam relevantes, maior a probabilidade destes interagirem com o feed de notícias, incluíndo os posts promovidos pela sua empresa, e maior será o tempo que eles ficaram online na rede social.

 

Por exemplo, no meu caso ao ter o marketing online como uma das área de interesse, o Twitter sugere no meu feed de notícias conteúdos relacionados para interagir.

caracteristicas-das-redes-socias-conteudo-recomendado

 

Portanto, ao aparecer no feed de notícias a marca vai conseguir um posicionamento junto aos conteúdos pessoais dos utilizadores e consequentemente, aumentar a hipótese de criar um relacionamento com o cliente.

 

#3 Divulgação da empresa através de Micro Influenciadores

 

Para além disso, uma das mais eficazes formas de divulgação de uma empresa na Internet é o Marketing de Influência.

 

Não acredita?

 

A verdade é que nós, enquanto consumidores, gostamos de ter o feedback de líderes de opinião antes de comprarmos um determinado produto ou subscrever um dado serviço.

 

Portanto, não é à toa que existam blogs, canais de Youtube e páginas de redes sociais com um elevado número de seguidores.

marketing-de-influencia-nas-redes-sociais

 

Um dos casos mais evidentes, é o canal de Youtube do PewDiePie.

 

No entanto, mais importante do que a opinião de um influenciador reconhecido é a recomendação de um familiar ou amigo pessoal.

 

De acordo com um estudo da Nielsen, a recomendação de amigos é a forma de publicidade mais credível para os consumidores.

caracteristicas-das-redes-socias-endorsment-da-rede-de-contatos

 

Enquanto empresa, uma das características das redes sociais que mais nos interessa é termos a possibilidade de receber o endorsement da rede de contatos (o seu amigo gosta de …).

 

#4 Divulgação da empresa em diferentes formatos

 

Finalmente, as redes sociais como o Facebook, Instagram ou Linkedin também permitem às marcas a produção de conteúdos em diferentes formatos.

 

Quer seja com o auxílio de imagens, texto ou outras funcionalidades, devemos tirar partido dos diferentes formatos para conseguirmos aumentar a visibilidade na Internet e o número de novos clientes da empresa.

caracteristicas-das-redes-sociais-uso-diferentes-formatos

 

Por exemplo, apesar de influenciarem o tempo de carregamento do site, ao utilizarmos imagens nos tweets estamos a aumentar a taxa de interação dos utilizadores com a nossa empresa.

imagens-nas-redes-sociais-promovem-a-participacao

 

Identificadas as características das redes sociais, estamos agora em condições de explorar a importância das redes sociais para as empresas.

 

As 8 vantagens das redes sociais

 

Apesar de existirem redes sociais que se adequam mais a certos negócios do que a outros, se olharmos para as redes sociais mais usadas no mundo é possível identificar vantagens das redes sociais que são transversais ao Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest, Instagram, Google+ ou Snapchat, tais como:

 

#1 Extensa base de dados gratuita

 

Não há volta a dar, as redes sociais vieram para ficar e todos os dias adicionam novos utilizadores às suas base de dados.

numero-de-utilizadores-das-redes-sociais-em-2017

 

E se olharmos para o número de utilizadores ativos de cada rede social, existe uma grande vantagem das redes sociais para as empresas:

 

O universo de novos clientes que podemos impactar através das redes sociais é quase infinito.

 

Por exemplo, só o Facebook tem praticamente dois milhões de utilizadores ativos por mês que nós, enquanto empresa, podemos explorar.

 

Para além disso, e como as redes sociais são gratuitas e não têm fronteiras geográficas, uma empresa portuguesa pode investir nas redes sociais para atrair clientes gratuitamente, quer estes estejam no Brasil ou em Angola.

 

Portanto, as redes sociais também facilitam a expansão internacional de negócios.

 

#2 Criar uma audiência rapidamente

 

Criar uma audiência rapidamente pode ser um caos para um primeiro negócio.

 

No entanto, a solução passa por ir ao encontro de novos clientes onde eles estão, ou seja, nas redes sociais mais usadas no mundo.

 

Fazendo uma analogia:

 

“Se no mundo offline fazemos um empréstimo ao banco para conseguirmos comprar um carro ou uma casa, porque razão no mundo online não podemos pedir emprestado as redes de contatos já existentes para criar a audiência do nosso negócio?”

 

Um exemplo de como é possível ganhar 10 000 seguidores no Snapchat a partir do zero é o caso de estudo do consultor de marketing digital e especialista em redes sociais Mateusz Paszkiewicz, que aumentou o seu público alvo com o auxílio das redes sociais.

vantagens-das-redes-sociais-criar-uma-audiencia-rapidamente

 

#3 Reforcar o valor da marca

 

No entanto, a partir do momento que começamos a ter os primeiros seguidores, estamos em condições de usar as redes sociais para trabalhar o reconhecimento da empresa junto do público alvo.

 

Afinal de contas, o valor da marca pode sair reforçado através das redes sociais, uma vez que temos o privilégio não só de construir um relacionamento com o cliente mas também de proteger a nossa marca de comentários e notícias indesejáveis.

vantagens-das-redes-sociais-reforcar-o-valor-da-marca

 

A reação nas redes sociais da Volkswagen ao escândalo das emissões poluentes dos seus carros é um ótimo exemplo de como as empresas podem usar o Facebook ou o Twitter para proteger a sua marca e reforçar a confiança dos clientes na empresa.  

 

#4 Divulgar a empresa na Internet

 

As redes sociais são um ótimo canal para fazer marketing direto.

 

Porquê?

 

Basicamente, porque permite-nos divulgar a empresa na Internet fácil e rapidamente quer seja através da página da empresa, de grupos ou através das interações dos utilizadores com os posts como é o caso da página da Rolex.

vantagens-das-redes-sociais-divulgar-a-empresa-na-internet

 

Para além disso, as redes sociais são também um ótimo meio para trabalhar o marketing de influência, como é o caso da fotografia da Selena Gomez no Instagram a segurar uma garrafa de Coca Cola.

divulgar-empresa-na-internet-atraves-do-marketing-influencia

 

#5 Gerar tráfego para o site

 

Outra das vantagens das redes sociais é permitir gerar tráfego orgânico qualificado e gratuito para o site, uma vez que um utilizador que sai da rede social para o site é um utilizador que ficou realmente interessado no conteúdo do post.

vantagens-das-redes-sociais-gerar-trafego-para-site

 

Por exemplo, pode inspirar-se no caso de estudo da consultora de SEO Webris que recebeu mais de 1 600 visitantes online a partir do Reddit em apenas 27 dias.  

 

#6 Aumentar as vendas online

 

Para além disso, uma das consequências de aumentar as visitas no site é o aumento da probabilidade da empresa ganhar dinheiro online e ter mais lucro.

vantagens-das-redes-sociais-aumentar-as-vendas

 

No caso da empresa LKR Social Media, o tráfego do Facebook ajudou a gerar 10 690 doláres em apenas uma semana.

 

#7 Canal de comunicação com o cliente

 

Outro dos pontos positivos das redes sociais é que podem ajudar a empresa a melhorar a comunicação com o cliente.

 

O apoio ao cliente faz parte de qualquer empresa que presta um serviço ou aposta na venda de produtos pela Internet.

 

Portanto, porque não investir nas redes sociais e contratar um social manager para responder de forma personalizada e na hora a qualquer dúvida, questão ou problema que um cliente possa vir a ter?

vantagens-das-redes-sociais-comunicacao-com-o-cliente

 

No entanto, caso não saiba o que é um gestor de comunidades e o impacto que este tem dentro de uma empresa, veja como é o dia a dia dum social manager na Polyvore.

 

 

#8 Publicidade com segmentação afinada

 

A oitava das vantagens das redes sociais é a possibilidade criar campanhas de publicidade paga com base em segmentações muito afinadas, uma vez que o público alvo é construído com base na informação real dos utilizadores.

 

Por exemplo, através de publicidade paga no Facebook a empresa Design Pickle conseguiu lucros mensais de 5 800 dólares através do retargeting no Facebook Ads.

vantagens-das-redes-sociais-publicidade-paga-no-facebook

 

Se fizer sentido para a estratégia de marketing da sua marca, pode também fazer publicidade paga no Instagram uma vez que utiliza a mesma plataforma de implementação e segmentação que o Facebook.

vantagens-das-redes-sociais-aumentar-visitas-no-site

 

Assim, caso queira utilizar publicidade paga no Instagram para complementar o marketing no Facebook, saiba como os anúncios do Instagram ajudaram o artista Mathieu Laca a aumentar em 688% o número de visitantes online no site.

 

Em resumo, as 8 vantagens das redes sociais são:

 

8-vantagens-das-redes-sociais-para-empresas

 

Conclusão

 

Com vê, as vantagens das redes sociais são tantas que permitem a um negócio trabalhar qualquer uma das etapas do funil de marketing digital.

 

Quer tenha como objetivo online o aumento da visibilidade na Internet, o reforço do valor da marca ou a conquista de novas oportunidades de negócios na Internet, neste momento já tem argumentos que lhe permitem justificar a presença das redes sociais na estratégia de marketing digital da sua empresa.

 

Portanto, agora que conhece os principais benefícios das redes sociais e de que forma estas podem ajudar na estratégia de crescimento do seu negócio, partilhe comigo:

 

Que tipo de negócio tem e quais são as melhores redes sociais para atrair cliente e aumentar as vendas da empresa?

 

Reconhece outra vantagem das redes sociais para as empresas?

 

Caso ainda não tenha esteja a fazer um marketing nas redes sociais, do que está à espera?

 

Envie-me um email, pode ser que eu consiga ajudar a divulgar a sua empresa na Internet.

 

Assinado: Nelson Dias

Facebook Comments

Artigos Relacionados