3 Benefícios Do Combate Do Século Para Uma Estratégia Marketing

 

Queres aprender a gerar tráfego para o site presencialmente?
Workshop prático com o objetivo de aumentar as visitas no site, divulgar a empresa no google e conquistar novas oportunidades de negócio na Internet. Sabe mais grátis!
Workshops de Marketing Digital sobre SEO, Adwords, Marketing de Conteúdo, Social Media, Video Marketing, Growth Hacking!

Duas das grandes vantagens de usar a Internet como estratégia de marketing é que pode ajudar qualquer tipo de empresa a encontrar novas oportunidades de negócio e atrair clientes a baixo custo.

 

Para tal, só temos que estar atento ao que se passa no mundo online, identificar o que é tendência e quando o momento certo chegar, utilizar da melhor forma a internet na estratégia de marketing digital da empresa.

 

Por exemplo, quem diria que as frases do Jorge Jesus iriam inspirar a criação de uma marca de snacks online?

 

 

Pois é, ninguém diria mas a verdade é que aconteceu.

 

aproveitar-a-internet-como-estrategia-de-marketing-digital

 

Sim, um dos famosos lapsos de Jorge Jesus tornou-se viral na Internet e deu origem à Peaners, uma marca de amendoins cuja página de Facebook, em apenas 3 dias juntou mais de 3000 likes e dezenas de comentários e partilhas do logótipo.

 

Portanto, se a fórmula resulta para marcas de amendoins porque razão é que as escolas de desportos de combate não podem também utilizar o que está em voga na internet para se promover e divulgar os seus serviços?

 

Mayweather-vs-McGregor-estrategia-de-marketing-digital

 

Por outras palavras, porque não aproveitar o buzz gerado pelo combate do século entre Floyd Mayweather e Conor McGregor para anunciar no Google e aumentar a visibilidade na Internet da sua academia de artes marciais?

 

utilizar-google-trends-na-estrategia-de-marketing-digital

 

Na verdade, se estivermos atentos à evolução do número de pesquisas no Google por uma determinada keyword ou tópico ao longo do tempo, podemos identificar facilmente novas oportunidades de negócio na Internet e conquistar clientes para uma academia de lutas ou ginásio.

 

3 formas de aproveitar o combate Mayweather vs McGregor na estratégia de marketing digital de uma Academia de Artes Marciais

 

#1 Investir no Marketing de Conteúdos

 

O Content Marketing não só está na moda, como é uma das formas de divulgação de uma empresa mais consistentes que existe para ganhar exposição na Internet.

 

No caso de uma academia de lutas, ao apostar na criação de um blog estará em condições de investir na produção de conteúdos relacionados com os desportos de combate e impactar o elevado número de internautas interessados por artes marciais.

 

Quanto mais relevante for o conteúdo produzido, maior será o número de partilhas e consequentemente maior a hipótese de ganhar mais visitas no site.

 

producao-de-conteudos-na-estrategia-de-marketing-digital

 

Por exemplo, tendo em conta o aumento no volume de pesquisas no Google relacionadas com o combate do século não lhe parece boa ideia escrever um artigo para o blog sobre o embate entre Floyd Mayweather e Conor McGregor tal como fez a Sport Tv?

 

content-marketing-na-estrategia-de-marketing-digital-de-uma-academia-de-lutas

 

Dessa forma não só estaria a contribuir para um bom SEO do site, como também a salvaguardar um investimento futuro em anúncios do Google.

 

E por falar nisso…

 

#2 Anunciar no Google através de Campanhas Adwords

 

Uma das consequências do confronto entre Mayweather e McGregor pode ser um súbito interesse do internautas pelos desportos de combate, tais como o Boxe e as Mixed Martial Arts (MMA).

 

E como o Google é a principal fonte de informação para dissipar qualquer dúvida, questão ou problema que temos, vamos utilizar os seus dados para responder a algumas perguntas.

 

Qual será o grau de popularidade das Mixed Martial Arts nas pesquisas do Google em Portugal?

 

escolher-keywords-para-estrategia-de-marketing-digital

 

Pois é, aparentemente o combate do século conseguiu despertar algum grau de interesse por parte dos utilizadores portugueses no desporto de eleição do lutador irlandês Conor McGregor.

 

Mas de onde é que partiram estas pesquisas?

 

usar-google-trends-na-estrategia-de-marketing-digital

 

Se tivesse que apostar, nunca na vida iria dizer que o distrito de Vila Real e o Algarve foram as regiões que registaram mais interesse por MMA, mas a verdade é que aconteceu.

 

E em relação ao boxe, o que é os dados do Google nos podem dizer?

 

Se olharmos para o popularidade do boxe em Portugal, constatamos que o Floyd Mayweather também ajudou a despertar a curiosidade dos internautas por tudo o que diz respeito a este desporto de combate.

 

estrategia-de-marketing-digital-baseada-em-campanhas-adwords

 

Posto isto, se tem um ginásio ou gere uma academia de desportos de combate tem aqui uma boa base de informação que pode utilizar para fundamentar um eventual investimento em marketing digital para divulgar as suas aulas junto dos internautas interessados.

 

Mas como atrair clientes ou fechar bons negócios para o ginásio?

 

Bem, tendo em conta que estamos a falar da popularidade que certas pesquisas têm nos motores de busca, porque não criar anúncios no Google com links patrocinados?

 

Se é o responsável pelo novo clube de desportos de combate em Lisboa, 1 Fight, não deixe a sua competição ganhar uma vantagem competitiva.

 

Está na hora de seguir o exemplo da Virgin Active e também anunciar no Google as suas aulas de Boxe.

 

use-links-patrocinados-na-estrategia-de-marketing-digital

 

Se utilizarmos outro termo de pesquisa, como por exemplo “boxe em lisboa”, é possível confirmar que o investimento em adwords por parte da cadeia de ginásio Virgin Active não é por acaso.

 

investir-em-adwords-na-estrategia-de-marketing-digital

 

Na verdade, o objetivo é bastante claro: Ganhar novos clientes à concorrência!  

 

Considerando que a Virgin Active está a anunciar no Google para os seguintes termos:

 

escolher-keywords-certas-para-anunciar-no-google

 

Enquanto responsável por uma academia de desportos de combate como o 1 Fight ou a Kolmachine, uma coisa é certa: O seu concorrente direto está a aparecer primeiro que o seu ginásio em pelo menos 160 pesquisas no Google.

 

Não se esqueça, o processo de decisão por parte dos potenciais novos clientes é longo e tem várias etapas, o que implica que a marca deve ter uma estratégia de marketing digital constante ao longo do ano para estar presente na altura de comparação de serviços e produtos.

 

#3 Aproveite o Marketing nas Redes Sociais

 

Uma das 8 vantagens das redes sociais para as empresas venderem mais e melhor é a extensa base de dados gratuita que o Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat têm para oferecer às empresas.

 

Portanto, se pode ter acesso a um universo de novos clientes quase infinito e de forma gratuita, do que está à espera para tirar partido desta vantagem?

 

Hoje em dia não existe a promoção de uma campanha de Social Media sem a criação de uma hashtag personalizada.

 

Foi assim nos Jogos Olímpicos de 2012, quando a Nike utilizou várias personalidades do mundo do desporto para criar um marketing viral nas redes sociais através da utilização da hashtag #MakeitCount.

 

utilizar-marketing-nas-redes-sociais-na-estrategia-de-marketing-digital

 

Se olharmos para a promoção dos eventos de artes marciais, o combate Mayweather vs Pacquaio também teve direito a uma hashtag personalizada #MayPac.

 

usar-hashtags-no-marketing-das-redes-sociais

 

Uma hashtag curta e difícil de gerar engano, que foi utilizada quer pelo lutador mexicano no rescaldo do combate quer por várias celebridades na reação ao combate entre Mayweather e Pacquiao, como foi o caso do artista canadiano Drake.

 

estrategia-de-marketing-digital-focada-nas-redes-socias

 

O mais recente combate Mayweather vs McGregor também não fugiu à regra, e teve direito a uma hashtag personalizada.

 

A hashtag #MayweathervMcgregor ajudou a equipa responsável pela estratégia de marketing digital a promover o evento nas redes sociais e a gerar buzz e interesse à volta do combate.

 

marketing-viral-na-estrategia-de-marketing-digital

 

Assim, considerando que uma academia de desportos de combate tem nos seus quadros profissionais experts em artes marciais, porque não publicar nas redes sociais comentários e reações ao combate do século com a hashtag #MayweathervMcgregor?

 

Uma coisa é certa: De certeza que vai aumentar o número de seguidores nas redes sociais!

 

Conclusão

 

Portanto, apesar de estarmos a falar de 3 formas de usar o combate do século para melhorar a estratégia de marketing digital de um ginásio ou academia de combate, há um ponto mais importante que todos os outros:

 

A Internet é um mundo dinâmico!

 

Hoje estamos a falar do combate Mayweather vs McGregor, mas amanhã podemos estar a falar de outro qualquer evento que vai deixar o mundo online a fervilhar.

 

Quando a próxima onda de popularidade chegar, não deixe a concorrência direta e indireta ganhar uma vantagem competitiva sobre si.

 

Apanhe a onda e aproveita estes micro-momentos para gerar tráfego para o site, reforçar o reconhecimento da marca na Internet, divulgar serviços e vender produtos online.

 

O que achou do combate do século?

 

Como utilizou o buzz gerado pelo embate Mayweather vs McGregor para rentabilizar o seu negócio?

 

Assinado: Nelson Dias

Aprende a Usar Content Marketing Para Atrair Clientes
Aplica técnicas e dicas comprovadas para o teu negócio crescer online!
Foco em atividades relacionadas com a restauração e hotelaria, venda de artigos e roupa online, ou blogs para ganhar dinheiro na Internet.

Facebook Comments